Globo inicia negociação do pacote futebol 2021
Emissora oferece entrega de mídia integrada na TV aberta, SporTV, GE, Premiere e demais plataformas digitais; cada cota têm preço de tabela de R$ 311,7 milhões

(Crédito: Pedro Souza/Agência Galo/Atlético)
A Globo e o mercado publicitário (agências e anunciantes) já deram início às negociações da temporada 2021 de futebol da emissora. O plano, considerado o mais valioso do mercado nacional, terá algumas mudanças no próximo ano em relação à temporada atual.
Uma delas é a ausência da Copa Libertadores da América, principal torneio de futebol do continente, que sai da grade da emissora em 2021. Em agosto, após tentativas infrutíferas de renegociar os valores com a Conmebol, a Globo optou por rescindir o contrato. Semanas depois, o SBT anunciou seu acordo com a liga e já começou a exibir o campeonato com exclusividade na TV Aberta.
A principal novidade que o plano comercial da Globo destaca, no entanto, é a total integração dos demais canais e plataformas do grupo. Os anunciantes que fecharem parceria com a emissora terão exposição não apenas nos jogos e na programação jornalística da Globo, mas também no SporTV, Premiere e no GE (nova nomenclatura da plataforma digital Globo Esporte).No ano passado, quando apresentou o plano da temporada 2020, a Globo já falava em integração das plataformas na entrega de mídia. Agora, no entanto, essa realidade já é algo consolidado, uma vez que o projeto Uma Só Globo já vem sendo consolidado, sobretudo no pilar esportivo.
As cotas
De acordo com o plano comercial a que a reportagem teve acesso, a Globo segue oferecendo 6 cotas patrocínio nacionais, com valor total (de tabela) de R$ 311,7 milhões. Esse valor de tabela é um pouco maior do que o cobrado na temporada 2020 (R$ 307 milhões).
Tais valores, no entanto, serão negociados com cada um dos possíveis patrocinadores, segundo informações apuradas. Ao longo deste ano, a Globo veio mantendo um diálogo próximo e aberto com os atuais patrocinadores do futebol para tentar compensá-los pela ausência do esporte da grade de programação, que ficou meses fora do ar por conta da pandemia da Covid-19. Na época, a Globo ofereceu outros tipos de entregas de mídia ao longo de sua programação. Essa flexibilidade, segundo informações apuradas no mercado, deve ser levada também para as negociações da temporada 2021.
O plano da Globo contempla a inserção das marcas patrocinadoras em diferentes formatos ao longo das transmissões dos jogos e também, posteriormente, em toda a cobertura feita na programação e nas plataformas digitais. Terão prioridade na negociações os atuais patrocinadores do futebol: Ambev, Casas Bahia, Chevrolet, Itaú, Hypera Pharma e Vivo.
Todos os detalhes do plano do futebol 2021 e também de demais pacotes da Globo para o próximo ano serão apresentador em um upfront que a emissora promoverá junto ao mercado publicitário no próximo dia 31.
Olimpíada e Seleção
O plano comercial da Globo destaca, também, que alguns importantes torneios esportivos não fazem parte do pacote de futebol 2021. A Eurocopa, que acontecerá nos meses de junho e julho do próximo ano, não está no pacote por conta de questões contratuais. Nesse caso, a prioridade da negociação é dos parceiros da UEFA.
A Olimpíada de Tóquio – adiada para o próximo ano por conta da pandemia da Covid-19 – terá um plano comercial à parte, separado do futebol.
Dessa vez, a emissora separou do pacote futebol os amistosos da seleção brasileira e as Eliminatórias da Copa do Mundo. Para esses jogos, será negociado um outro plano comercial, à parte. Nesse caso, terão prioridade na negociação os patrocinadores do pacote Futebol de 2021. Caso as marcas não manifestem interesse, o pacote será oferecido a todo o mercado.