TikTok se posiciona como complemento à publicidade na TV

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TikTok se posiciona como complemento à publicidade na TV

Novo estudo da gigante da mídia social mostra que os espectadores se lembram melhor de uma marca se a virem primeiro em um serviço de streaming e depois no TikTok


16 de maio de 2022 - 15h05

Por Erika Wheless, do Advertising Age

Com US$ 20 bilhões em gastos com anúncios , a gigante de mídia social TikTok está procurando se posicionar como um complemento para essas compras de anúncios.

 

(Crédito: Kaspars Grinvalds/Shutterstock)

O TikTok encomendou um estudo para ver como a TV linear, os serviços de streaming e o TikTok impactaram o recall da marca. Descobriu-se que, quando os participantes viram uma marca no TikTok e depois a viram na TV, eles tiveram um aumento de 4% na atenção visual às dicas da marca e um aumento de 6% na lembrança da marca auxiliada, o que significa que eles escolheram corretamente as marcas que viram a partir de uma lista de múltipla escolha em um questionário de exposição pós-anúncio. Se os participantes viram uma marca em um serviço de streaming, eles tiveram um aumento de 7% na atenção visual e um aumento de 8% na lembrança da marca auxiliada.

Os espectadores prestavam ainda mais atenção se viam uma marca na TV ou em um serviço de streaming e depois viam a marca no TikTok – com um aumento de 16% na atenção visual à marca e um aumento de 13% nos posicionamentos de produtos. Eles também tiveram uma associação mais positiva com uma marca depois de vê-la no streaming e no TikTok, com 11% dos espectadores sentindo que “os anúncios desta marca são agradáveis”.

Com o TikTok acumulando mais orçamentos de anúncios das marcas, resta saber como isso afetará as negociações de anúncios de TV, quando as redes de mídia procurarem garantir a maior parte de seus compromissos de anúncios para a próxima temporada.

As marcas têm procurado encontrar maneiras de incorporar o marketing do TikTok em outras telas e plataformas. A Applebee’s fez isso em agosto com um comercial de TV que compilava danças do TikTok para a música “Fancy Like”, de Walker Hayes. O McDonald’s pegou seu logotipo renovado pela tiktoker Emily Zugay e o aplicou em sua página do Twitter. E com os consumidores muitas vezes realizando várias tarefas enquanto assistem à TV, faz sentido que as marcas estejam presentes nas telas próximas.

A Old Navy pegou um vídeo de tendências do TikTok e o usou para alimentar seu comercial de TV de primavera. Samuel Beasley postou um vídeo simples com áudio do álbum Silk Sonic de Bruno Mars e Anderson Paak. Beasley legendou com: “Estamos prestes a receber o maior comercial da Old Navy de todos os tempos”. Os fãs começaram a comentar sobre o que gostariam de ver, como “salto em câmera lenta” e “crianças brincando de amarelinha”.

Mais recentemente, a Vrbo trouxe a essência de seu comercial de TV para o TikTok usando um desafio de hashtag, #AVrboForTogether. Os criadores usaram a hashtag e o áudio do comercial de TV para mostrar seus aluguéis de casas de férias, acumulando 9 bilhões de visualizações no TikTok.

“Queríamos realmente dar vida à ideia de celebrar as pessoas que tornam a estadia em uma Vrbo tão especial”, disse Nisreene Atassi, diretora sênior e chefe global de mídia social e engajamento de influenciadores da Vrbo, em comunicado. “Como uma das plataformas de mídia social que mais crescem atualmente, o TikTok parecia o lugar perfeito para lançarmos esse esforço como parte de nosso ecossistema de mídia de campanha maior, incluindo TV”, complementou.

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