A Copa muito além do futebol

Buscar
Publicidade

Opinião

A Copa muito além do futebol

Como um evento como este une consumidores com diferentes interesses?


27 de abril de 2018 - 12h02

Crédito: reprodução/Globo

Mente quem diz que na Copa somos um só coração, que torcemos pelo mesmo ideal e que todos temos o Brasil estampado no peito. Mente também quem diz que a Copa é apenas um evento futebolístico.

O futebol fica até pequeno diante de um evento deste tamanho: para muitos, a Copa é a justificativa perfeita para sair da rotina e celebrar o momento. Segundo uma pesquisa que feita com usuários do Twitter no Brasil no início deste ano, mais de 60% deles acreditam que a Copa vai além do futebol. Para muitos desses consumidores, esta é uma oportunidade de se reunir com amigos, aproveitar folgas e festejar.

A verdade é que cada um vai curtir a sua própria Copa e os olhares podem ser bastantes distintos: enquanto uns se interessam pelo bom futebol, outros estão mais ocupados com as comemorações – e as marcas que conseguirem entender o consumidor nas diferentes perspectivas atingirão seus targets de maneira mais assertiva. O que todos eles têm em comum? Sua união em torno do evento do momento.

Ao estudar o território de esportes e a própria Copa nos últimos dois anos entre os usuários da plataforma, foram desenhados quatro grupos distintos de consumidores:

– Encantados (representam 13% do público) – sua paixão é o espetáculo:

Provavelmente, é formado em sua maioria pela geração que nunca viu o Brasil ganhar uma Copa. A curtição está mais em torno do evento do que do futebol. Esses consumidores querem saber da vida do Neymar, quem é o jogador do momento e o que está “trendando”.

– Entusiastas (24%) – sua paixão é o esporte:

São os apaixonados por esporte, nas mais diversas modalidades, e o futebol é mais um deles. Copa para este grupo é a oportunidade de assistir a um bom jogo.

– Fanáticos (31%) – sua paixão é o futebol:

Como o próprio nome diz, são os fanáticos por futebol, e para eles o tema “esporte” se restringe a isso.

– Ufanistas (32%) – sua paixão é estar junto para torcer:

São os que literalmente vestem a camisa verde e amarela. Sua paixão por futebol se restringe à Copa do Mundo. São os mais interessados na festa e na comemoração.

Essa diversidade de interesses abre oportunidades para que as marcas se aproveitem do evento para buscar conexão e engajamento com o seu público mesmo que ele não seja composto por grandes fãs de futebol. Juntar o conhecimento dos diversos públicos com uma estratégia de comunicação assertiva e uma campanha criativa pode ser um ponto de virada para a marca ter alcance e relevância durante um evento como a Copa.

Independentemente do perfil da sua marca ou público, é possível estar na Copa de maneira única. Basta entender o momento de falar com cada um para se tornar de fato relevante e presente visto que todos, de uma forma ou de outra, estarão engajados com o tema durante o evento.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como os selos ambientais conferem valor e credibilidade às marcas

    Pesquisa do Instituto Quantas aponta que há a percepção de que esse tipo de certificação tem tanta relevância quanto o desempenho do produto

  • Da inteligência artificial à inteligência real

    Construir o futuro que está emergindo não está somente nos dados, ou nas quase mil páginas do report de tendências da Amy Webb