Lista sobre condições de trabalho em agências ganha versão 2.0

Buscar

Lista sobre condições de trabalho em agências ganha versão 2.0

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Lista sobre condições de trabalho em agências ganha versão 2.0

Compartilhadas em grupos privados e redes sociais, a planilha “Como é trabalhar aí” reúne comentários sobre o ambiente de trabalho, comportamento de líderes e cultura corporativa


4 de maio de 2018 - 12h56

Atualizada 7/5 às 15h43

Começou a circular na manhã da quinta-feira, 3, em grupos privados e redes sociais, a planilha “Como é trabalhar aí 2.0”. O documento, criado pela doutoranda pela PUC, Isabel Lopes, reúne comentários anônimos sobre ambiente de trabalho em agências de publicidade, relações públicas e em empresas jornalísticas. Até a manhã desta sexta-feira, 4, a lista contabilizava 1052 comentários e mais de 300 empresas citadas. O pico de acessos foi na tarde da quinta-feira, 3, quando foram registradas 226 observações.

Lista semelhante circulou em agosto de 2016. Na ocasião, Caio Andrade, palestrante e facilitador na Hyper Island, responsável pela criação da primeira planilha, escreveu artigo para o Meio & Mensagem sobre o assunto. A ideia surgiu, segundo Andrade, após um amigo estudante de publicidade ter perguntado em qual agência procurar estágio em São Paulo. “Claro que isso tudo (a planilha) não é uma reflexão fácil, para ninguém – sim, acho que teve gente que perdeu a mão em alguns feedbacks –, mas se não continuarmos, a mudança nunca vai acontecer”, apontou.

Na edição semanal seguinte, o assunto foi o tema do editorial e da reportagem principal de Meio & Mensagem. O editorial alertava: “Se as agências não cuidarem de melhorar seus ambientes de trabalho, correm o risco de agravar ainda mais a crise de perda de talentos que a atividade enfrenta”.

A reportagem que foi manchete desta mesma edição, sob o título “Ambiente de trabalho em agências demanda novo modelo de gestão”, repercutiu a lista e apontou várias discussões como igualdade de gênero, afastamento de executivos por denúncias de comportamento discriminatório e assédio.

Ambiente de trabalho e assédio

Pesquisa do Grupo de Planejamento, publicada em novembro do ano passado e com respostas de 1.400 pessoas que trabalham em empresas de comunicação de São Paulo, apontou que, embora as questões do assédio sexual e da desigualdade de gênero já estivessem na pauta na indústria global de comunicação há algum tempo, o Brasil ainda não possuía nenhum dado concreto a respeito do alcance desses problemas.

Entre os principais dados, o estudo constatou que 100% das pessoas que responderam à pesquisa declararam que existe casos de assédio nas empresas de comunicação. A pesquisa do GP também mostra que a hostilidade no ambiente de trabalho causa transtornos de saúde: 62% das mulheres que foram vítimas de assédio sexual ou moral declararam terem tido sintomas físicos. As reações variam entre crises, de choro, ansiedade, sensação de incapacidade e depressão. Entre os homens vítimas de assédio, o índice de sintomas físicos foi relatado por 51%.

Em abril, Meio & Mensagem voltou ao tema em vídeo que reflete sobre a saúde mental no ambiente publicitário.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário