Pesquisa brasileira sugere mudanças no WhatsApp

Buscar

Pesquisa brasileira sugere mudanças no WhatsApp

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Pesquisa brasileira sugere mudanças no WhatsApp

Em artigo publicado no New York Times, pesquisadores da UFMG, USP e Agência Lupa apontam problemas na plataforma identificados em estudo sobre fake news


19 de outubro de 2018 - 14h59

Três pesquisadores brasileiros indicaram mudanças que, segundo eles, são necessárias para diminuir o fluxo de notícias falsas do WhatsApp em meio a corrida presidencial. As sugestões são fruto de uma pesquisa que reuniu Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade de São Paulo e a Agência Lupa sobre o conteúdo publicado em 347 grupos do aplicativo de mensagens instantâneas do Facebook.

 

Crédito: Justin Sullivan/Getty Images

Os participantes desses grupos compartilharam mais de 100 mil imagens entre 16 de agosto e 7 de outubro. A pesquisa selecionou as 50 publicações com maior disseminação. A partir de então, a agência Lupa realizou uma verificação do conteúdo. Desses posts, 56% agiram como desinformadores do público leitor. Apenas 8% dessas mensagens foram consideradas completamente verdadeiras. Os conteúdos analisados favoreciam (ou atacavam) ambos candidatos do segundo turno das eleições presidenciais, Jair Bolsonaro e Fernando Haddad.

Segundo os pesquisadores, o aplicativo deveria tomar medidas imediatamente: restringir encaminhamentos e transmissões, o que faria com que a disseminação de informações falsas fosse menor; e limitar o tamanho de novos grupos. Três pesquisadores, representando as entidades envolvidas, assinaram um artigo publicado no New York Times na quarta-feira, 17, defendendo as mudanças.

No texto, a equipe indica que procurou o Facebook, dono do WhatsApp, com essas sugestões, mas a plataforma informou que não seria possível realizar as mudanças a menos de duas semanas do segundo turno da eleição presidencial. Os pesquisadores lembraram, porém, o caso envolvendo sequestros de crianças na Índia, quando pessoas inocentes foram linchadas até a morte após serem erroneamente acusadas por boatos espalhados pelo aplicativo. Na ocasião, o WhatsApp fez mudanças em poucos dias.

Poucas horas após o artigo, a Folha de S.Paulo publicou reportagem relatando que empresários favoráveis ao candidato Bolsonaro teriam realizado disparos pagos de mensagens contra o PT e Haddad via Whatsapp. A prática é considera crime eleitoral, já que está proibido o financiamento empresarial de campanha no Brasil.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário