Marketing
Abílio eleva participação no Carrefour
Fundo da família Diniz vai aumentar de 10% para 12% o total de ações que possui na rede varejista no Brasil
Fundo da família Diniz vai aumentar de 10% para 12% o total de ações que possui na rede varejista no Brasil
Luiz Gustavo Pacete
16 de junho de 2015 - 10h16
O empresário Abilio Diniz vem, aos poucos, aumentando seu poder no Carrefour. A Península Participações, fundo de investimentos da família Diniz, vai ampliar sua participação na subsidiária brasileira de 10% para 12%, até a próxima quarta-feira 17. Conforme Meio & Mensagem apurou, para concluir esssa operação, a Península contou com um acordo feito com o GIC, fundo soberano de Cingapura.
Em dezembro de 2014, a Península adquiriu uma participação de 10% no Carrefour Brasil, avaliada em R$ 1,8 bilhão e com a captação feita em parceria com o GIC, vai adquirir os outros 2% do capital. Ao Meio & Mensagem, a Península afirmou que a transação "reforça a visão do fundo sobre a importância de parcerias de longo-prazo com os principais investidores globais". Atualmente, o conselho do Carrefour no Brasil tem Eduardo Rossi, presidente da Península e o próprio Abilio Diniz. Diniz está entre os quatro maiores acionistas do grupo. Em primeiro lugar está a família Moulin, Bernard Arnault, dono da Louis Vuitton e o fundo de investimentos Colony Capítal.
O concorrente do Carrefour, o também francês Casino, é dono do Grupo Pão de Açúcar, empresa fundada pelo pai de Abílio Diniz, Valentim dos Santos Diniz, em 1948. Abilio foi responsável por transformar o grupo no que ele é hoje, mas deixou a empresa definitivamente em julho de 2014, quando vendeu o restante de suas ações, algo em torno de R$ 1,1 bilhão. Tudo começou em 2005 quando o Pão de Açúcar fechou um acordo com o Casino, Diniz entregaria o comando de sua empresa ao grupo francês em 2012, mas a relação foi marcada por disputas e tensões.
O Carrefour é o 53º anunciante do Brasil, conforme o Ranking Agência e Anunciantes, de Meio & Mensagem. O grupo investiu R$ 108,5 milhões em propaganda no ano de 2014, alta de 32% em relação a 2013. Já o Grupo Pão de Açúcar, seu principal concorrente é o 23º anunciante com R$ 265,4 milhões investidos. No Brasil, o Carrefour é atendido pela Leo Burnett desde agosto de 2012. Até então, a empresa era atendida pela F/Nazca Saatchi & Saatchi, que atendeu a rede varejista por mais de três anos.
De acordo com o Ibevar, o Carrefour é o segundo maior varejista do Brasil, com 241 lojas. Atualmente, está em pleno processo de expansão, abrindo lojas, diversificando seu portfólio e lançando novas bandeiras, como a Supeco e a Carrefour Express, além da modernização de lojas já existentes.
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