Marketing

Aos 5 anos, Pix se firma como marca forte no Brasil

Meio de pagamento atinge maturidade e já exerce influência significativa sobre a população brasileira

i 14 de novembro de 2025 - 13h50

O Pix completa 5 anos no próximo domingo, 16, se consolidando como um meio de pagamento amplamente adotado pela população brasileira graças à rapidez, facilidade e gratuidade do uso.

pix

Pix completa cinco anos no Brasil e se firma como marca forte no território nacional (Crédito: Thomazini/Shutterstock)

Dados do Banco Central indicam que o meio de pagamento conta com 178 milhões de usuários cadastrados. Já o volume de transações diárias ultrapassa a média de 200 milhões, comprovando a conquista de confiança da população e a abertura dos brasileiros a novas funcionalidades.

Desde seu lançamento, em 2020, com a finalidade de reduzir o uso da moeda física, o Banco Central veio apresentando inovações para fomentar a adoção do meio de pagamento, como o Pix Saque, Troco, Garantido e o Pix Automático, por exemplo. A ampla aceitação também foi um incentivo à inclusão da população ao sistema bancário.

Seu uso ganhou tração com a chegada do Open Banking, ecossistema de compartilhamento de dados e serviços financeiros entre instituições autorizadas. A Iniciação de Transação de Pagamento simplifica a jornada de compra ao permitir o Pix Automático por meio de pagamentos e transferências digitais a partir do saldo de outros bancos sem a necessidade de sair do aplicativo atual, favorecendo setores como o e-commerce, por exemplo.

O Pix chegou até mesmo a ser alvo dos Estados Unidos. O país acusou o Brasil de práticas desleais devido aos “serviços de pagamento eletrônico” do governo. Localmente, o Pix encarou de frente as bandeiras de cartão de crédito norte-americanas e até mesmo a solução de pagamentos do WhatsApp, o WhatsApp Pay.

Como resposta, a Federação Brasileira de Bancos (Febrabran) salientou em nota que o Pix é uma infraestrutura pública de pagamento, e não um produto comercial. O fato, de acordo com a entidade, favorece a competição e o bom funcionamento do sistema de pagamentos e consequentemente da atividade econômica.

A força do mecanismo já o firma como marca forte no imaginário brasileiro. Ainda no ano passado, a WPP e a Design Bridge and Partners divulgaram ranking colocando o Pix na liderança entre as 10 marcas mais fortes do Brasil. Elas compartilham forte presença no cotidiano dos brasileiros, ao oferecerem soluções simplificadas e úteis.

O resultado foi obtido com base em pesquisa quantitativa, realizada em território brasileiro, com base em 18 mil entrevistas, ao longo do primeiro semestre de 2024.

Já neste ano, o ranking Brand Momentum Index (BMI), também da Design Brigde and Partners, reconheceu o Pix como uma das marcas com maior poder de influência, ocupando a 11ª posição.

A classificação foi feita com base nos dados do Brand Asset Valuator (BAV), banco de informações proprietário do WPP, que reúne dados sobre equity e imagem de marcas. A avaliação das marcas é realizada a partir da atribuição de uma pontuação de acordo com a influência exercida por cada uma. O Pix aparece com um index de 209,36.

Objeto de campanhas

Com a popularização do Pix, cresceu também o número de golpes e fraudes envolvendo a solução. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública indica que cerca de 24 milhões de brasileiros foram vítimas de golpes financeiros envolvendo Pix ou boletos bancários entre julho de 2024 e junho de 2025, levando a um prejuízo estimado em cerca de R$ 29 bilhões.

Diante do cenário, o sistema financeiro aumentou mecanismos de segurança e investiu na comunicação para a aumentar a conscientização e informar sobre alertas dentro do seus aplicativos.

O Itaú conta com o Alerta Pix, camada de proteção que antecede a confirmação de uma transferência por pessoa física. As notificações alertam sobre a possibilidade de golpes e identificam até mesmo movimentações não usuais. Confira filme de campanha abaixo:

Já o Bradesco recrutou a atriz Bella Campos para alertar sobre a importância de se prevenir contra golpes financeiros. O filme, idealizado pela Lovely, faz referência à produções de marcas de perfume, apresentando a fragrância imaginária “Syllada”.