As marcas mais compradas e mais lembradas nas favelas
Tracking das Favelas, da Nós – Novo Outdoor Social, mapeia a relação dos consumidores de periferias de todo o País com anunciantes de dez categorias de produtos e serviços
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Fernando Murad
15 de outubro de 2024 - 6h30
Quase 17 milhões de pessoas moram em mais de 10 mil favelas distribuídas pelas cinco regiões do País. Nestas áreas funcionam mais de 260 mil comércios com Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e o potencial de consumo dessas comunidades alcança a casa de R$ 167 bilhões, segundo levantamento da Nós – Novo Outdoor Social, empresa que atua há 12 anos na área de mídia e pesquisas em comunidades brasileiras.
Os dados evidenciam oportunidades que nem todas as marcas estão sabendo aproveitar. A partir deste contexto, a Nós acaba de lançar o Tracking das Favelas, pesquisa que tem como proposta analisar as marcas mais compradas e mais lembradas pelo público em dez categorias, além dos principais atributos associados a cada uma delas.
“A favela parece um ambiente totalmente desprovido de riqueza, mas não. As pessoas estão no mercado, seja empreendendo ou na área de serviço. Vejo que grande parte do mercado já entendeu, mas esse tracking vem para dar uma sintonia maior para a percepção das marcas para esses bairros”, afirma Emilia Rabello, fundadora e CEO da Nós – Novo Outdoor Social.
Os segmentos analisados são: alimentos, bancos e serviços financeiros, bebidas alcoólicas, bebidas não alcoólicas, entretenimento online, higiene e beleza, operadoras de telefonia, sites de compra, materiais de limpeza e materiais de construção.
Das dez marcas líderes em Top of mind, sete também são as mais compradas (veja o Top 3 de cada uma das categorias abaixo). São elas Nubank (bancos e serviços financeiros), Skol (bebidas alcoólicas), Coca-Cola (bebidas não alcoólicas), YouTube (entretenimento online), Omo (materiais de limpeza), Tigre (materiais de construção) e Shoppe (sites de compra).
Em alimentos, Sadia é a mais lembrada enquanto a Nestlé é a mais comprada. A Claro é Top of Mind em operadoras de telefonia e a Vivo é a mais escolhida. Já Dove é a mais lembrada em higiene e beleza, mas a mais comprada na categoria é O Boticário.
A pesquisa online tem amostra mensal de 800 pessoas moradoras de favelas e comunidades do Brasil. A cada mês, a Nós – Novo Outdoor Social dispara um questionário com sete perguntas para sua base de 200 mil pessoas de cinco mil favelas distribuídas pelo Brasil.
Ao atingir 800 respostas, começa a tabulação dos resultados, e 20% das respostas são checadas. Com isso, a margem de acerto é de 97% e a margem de erro, de 3%. A base de dados e as ferramentas de pesquisa online ficam hospedadas na plataforma da PiniOn.
Os primeiros resultados do Tracking das Favelas foram apresentados na edição 2024 do Maximídia. A partir da edição desta semana do Meio & Mensagem, o jornal publicará, mensalmente, com exclusividade, os principais destaques e insights do levantamento.
Atributos das marcas
Os respondentes da pesquisa também são questionados sobre os principais atributos associados às marcas. No escopo das Top 3 de todas as categorias, os mais citados são: eu confio, valoriza a diversidade, tem qualidade, eu admiro, é transparente, é para todos, é fácil de encontrar, é sustentável, facilita minha vida e me identifico.
O levantamento também identifica as marcas consideradas mais sustentáveis. A líder do ranking, com 60% das citações, é a Coca-Cola, seguida pela Vivo, com 56% das menções. O pódio inclui, ainda, O Boticário, com 46%. Aparecem na sequência, pela ordem, Nubank, Ypê, YouTube, Sadia e Heineken.
Marcas mais compradas | o | Top of Mind (número de citações) | ||||
Alimentos | o | Alimentos | ||||
1 | Nestlé | 58,2% | o | 1 | Sadia | 623 |
2 | Sadia | 56,2% | o | 2 | Nestlé | 205 |
3 | Nescau | 54,4% | o | 3 | Seara | 189 |
Bancos e serviços financeiros | o | Bancos e serviços financeiros | ||||
1 | Nubank | 47,1% | o | 1 | Nubank | 630 |
2 | Caixa Econômica | 34,3% | o | 2 | Itaú | 329 |
3 | PicPay | 25,8% | o | 3 | Bradesco | 308 |
Bebidas alcoólicas | o | Bebidas alcoólicas | ||||
1 | Skol | 39% | o | 1 | Skol | 426 |
2 | Heineken | 38,3% | o | 2 | Brahma | 302 |
3 | Brahma | 37,1% | o | 3 | Heineken | 244 |
Bebidas não-alcoólicas | o | Bebidas não-alcoólicas | ||||
1 | Coca-Cola | 77,8% | o | 1 | Coca-Cola | 520 |
2 | Fanta | 54,2% | o | 2 | Fanta | 38 |
3 | Guaraná | 52% | o | 3 | Del Valle | 24 |
Entretenimento online | o | Entretenimento online | ||||
1 | YouTube | 51,5% | o | 1 | YouTube | 716 |
2 | Netflix | 48,6% | o | 2 | 378 | |
3 | 48,2% | o | 3 | TikTok | 189 | |
Higiene e beleza | o | Higiene e beleza | ||||
1 | O Boticário | 54,7% | o | 1 | Dove | 324 |
2 | Natura | 49,4% | o | 2 | Natura | 254 |
3 | Colgate | 47,3% | o | 3 | O Boticário | 227 |
Materiais de construção | o | Materiais de construção | ||||
1 | Tigre | 67% | o | 1 | Tigre | 139 |
2 | Coral | 53% | o | 2 | Poty | 59 |
3 | Suvinil | 51% | o | 3 | Votorantim | 41 |
Materiais de limpeza | o | Materiais de limpeza | ||||
1 | OMO | 51,4% | o | 1 | OMO | 189 |
2 | Bombril | 50,9% | o | 2 | Veja | 143 |
3 | Tixan Ypê | 50,2% | o | 3 | Ypê | 124 |
Operadoras de telefonia | o | Operadoras de telefonia | ||||
1 | Claro | 56,3% | o | 1 | Vivo | 508 |
2 | Vivo | 54,5% | o | 2 | Claro | 496 |
3 | TIM | 52,9% | o | 3 | TIM | 462 |
Sites de compra | o | Sites de compra | ||||
1 | Shopee | 60,5% | o | 1 | Shopee | 657 |
2 | Mercado Livre | 57,5% | o | 2 | Mercado Livre | 493 |
3 | Magazine Luiza | 30,8% | o | 3 | Amazon | 186 |
Fonte: Tracking das Favelas, da Nós — Novo Outdoor Social
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