Marketing
B2B: Microsoft lidera ranking do Ad Age
Cem maiores anunciantes para o segmento corporativo investiram US$ 4,9 bilhões em compra de mídia no ano passado
Cem maiores anunciantes para o segmento corporativo investiram US$ 4,9 bilhões em compra de mídia no ano passado
Meio & Mensagem
11 de agosto de 2014 - 9h38
Os 100 maiores anunciantes business-to-business (B2B) dos Estados Unidos investiram US$ 4,9 bilhões em publicidade dentro do segmento, no ano passado – alta de 3,4% sobre 2012. Os números são estimativas feitas pelo Ad Age Data Center, em cima de análises e informações coletadas pela Kantar Media.
Quando a amostra é expandida para toda a mídia comprada por empresas B2B (o que inclui, além das Top 100 do Ad Age, todo anúncio voltado para o público corporativo), o total chega a US$ 10,2 bilhões – recuo de 0,5% em comparação com o ano anterior.
Ou seja: os 100 maiores anunciantes do segmento respondem por quase a metade dos investimentos em publicidade B2B.
Os números incluem aportes estimados das empresas em TV, internet (apenas anúncios do tipo display), revista, jornal, rádio e outdoor.
O meio com crescimento mais expressivo em 2013 foi a internet, no qual os investimentos dos Top 100 aumentou 25,3%, deixando para trás as revistas no ranking das plataformas preferidas pelos anunciantes B2B.
A TV, líder absoluta com 56% de todo o dinheiro destinado à mídia B2B, registrou alta de 3% nas vendas de seus espaços comerciais em relação a 2012, enquanto os anúncios em outdoor movimentaram 2,4% a mais de dinheiro em 2013.
Todas as demais mídias indicaram queda nos aportes dos anunciantes em comparação ao ano anterior: rádio (-13,7%), jornais (-9,4%) e revistas (-0,3%).
Microsoft lidera o ranking
O anunciante B2B número 1 nos Estados Unidos no ano passado foi a Microsoft. A empresa investiu estimados US$ 290,6 milhões em compra de anúncios voltados para o segmento, 34,6% a mais do que alocou em 2012.
No ano passado, para ganhar espaço em categorias em que ainda não representa uma ameaça contundente aos líderes, como busca e tablets, a Microsoft assumiu um tom agressivo em sua comunicação, lançando campanhas irônicas contra o Google e a Apple. A empresa do CEO Tim Cook ficou com o segundo lugar no ranking dos 100 maiores anunciantes B2B americanos, investindo US$ 218, 1 milhões em comerciais para o segmento corporativo, uma alta de 39% sobre 2012.
Confira os dez primeiros colocados da lista do Ad Age, com seus respectivos investimentos em compra de mídia.
1° Microsoft – US$ 290,6 milhões
2° Apple – US$ 218,1 milhões
3° AT&T – US$ 201,3 milhões
4° Verizon – US$ 185,6 milhões
5° Google – US$ 142,2 milhões
6° Samsung – US$ 124,2 milhões
7° IBM – US$ 115,3 milhões
8° Berkshire Hathaway – US$ 111,5 milhões
9° Intuit – US$ 109,8 milhões
10° Office Depot – US$ 104,9 milhões
Compartilhe
Veja também
O Boticário faz camarote para Madonna na casa de Narcisa
Marca irá promover linha de produtos Casa 214 em experiência para cinco fãs da marca no apartamento de Narcisa Tamborindeguy
Efeito Madonna: os impactos da vinda da artista para marcas e negócios
Prefeitura do Rio de Janeiro espera movimentar milhões, o show com transmissão ao vivo na televisão e streaming movimentou as marcas na criação produtos inéditos