B2B: Microsoft lidera ranking do Ad Age
Cem maiores anunciantes para o segmento corporativo investiram US$ 4,9 bilhões em compra de mídia no ano passado
Cem maiores anunciantes para o segmento corporativo investiram US$ 4,9 bilhões em compra de mídia no ano passado
Meio & Mensagem
11 de agosto de 2014 - 9h38
Os 100 maiores anunciantes business-to-business (B2B) dos Estados Unidos investiram US$ 4,9 bilhões em publicidade dentro do segmento, no ano passado – alta de 3,4% sobre 2012. Os números são estimativas feitas pelo Ad Age Data Center, em cima de análises e informações coletadas pela Kantar Media.
Quando a amostra é expandida para toda a mídia comprada por empresas B2B (o que inclui, além das Top 100 do Ad Age, todo anúncio voltado para o público corporativo), o total chega a US$ 10,2 bilhões – recuo de 0,5% em comparação com o ano anterior.
Ou seja: os 100 maiores anunciantes do segmento respondem por quase a metade dos investimentos em publicidade B2B.
Os números incluem aportes estimados das empresas em TV, internet (apenas anúncios do tipo display), revista, jornal, rádio e outdoor.
O meio com crescimento mais expressivo em 2013 foi a internet, no qual os investimentos dos Top 100 aumentou 25,3%, deixando para trás as revistas no ranking das plataformas preferidas pelos anunciantes B2B.
A TV, líder absoluta com 56% de todo o dinheiro destinado à mídia B2B, registrou alta de 3% nas vendas de seus espaços comerciais em relação a 2012, enquanto os anúncios em outdoor movimentaram 2,4% a mais de dinheiro em 2013.
Todas as demais mídias indicaram queda nos aportes dos anunciantes em comparação ao ano anterior: rádio (-13,7%), jornais (-9,4%) e revistas (-0,3%).
Microsoft lidera o ranking
O anunciante B2B número 1 nos Estados Unidos no ano passado foi a Microsoft. A empresa investiu estimados US$ 290,6 milhões em compra de anúncios voltados para o segmento, 34,6% a mais do que alocou em 2012.
No ano passado, para ganhar espaço em categorias em que ainda não representa uma ameaça contundente aos líderes, como busca e tablets, a Microsoft assumiu um tom agressivo em sua comunicação, lançando campanhas irônicas contra o Google e a Apple. A empresa do CEO Tim Cook ficou com o segundo lugar no ranking dos 100 maiores anunciantes B2B americanos, investindo US$ 218, 1 milhões em comerciais para o segmento corporativo, uma alta de 39% sobre 2012.
Confira os dez primeiros colocados da lista do Ad Age, com seus respectivos investimentos em compra de mídia.
1° Microsoft – US$ 290,6 milhões
2° Apple – US$ 218,1 milhões
3° AT&T – US$ 201,3 milhões
4° Verizon – US$ 185,6 milhões
5° Google – US$ 142,2 milhões
6° Samsung – US$ 124,2 milhões
7° IBM – US$ 115,3 milhões
8° Berkshire Hathaway – US$ 111,5 milhões
9° Intuit – US$ 109,8 milhões
10° Office Depot – US$ 104,9 milhões
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