BYD usa novelas da Globo como plataforma de marketing

Buscar

BYD usa novelas da Globo como plataforma de marketing

Buscar
Publicidade

Marketing

BYD usa novelas da Globo como plataforma de marketing

Em Renascer, a agência fictícia de Eriberto criou campanhas para dois modelos de carros elétricos e novas ativações acontecem ainda em junho


3 de junho de 2024 - 12h00

BYD novelas

Marca escolheu agência de publicidade fictícia da novela Renascer para exibir seus modelos (Crédito: Divulgação)

Em maio, a BYD deu sequência a estratégia iniciada ao final do ano passado, quando a empresa de veículos elétricos fez as primeiras ativações na novela Terra e Paixão. Recentemente, em Renascer, a BYD escolheu a agência de publicidade fictícia da trama para ficar a frente dos trabalhos da marca na história. Ainda nessa semana, outras ativações da marca serão desdobradas no núcleo de Eriberto, interpretado por Pedro Neschling, e que também tinha a presença de José Venâncio, interpretado por Rodrigo Simas.

O profissional de marketing  interpretado por  Neschling ainda terá outros trabalhos com BYD na história da Ericom, abreviação de Eriberto Comunicações. Segundo os responsáveis pela estratégia na telenovela, o protagonista ainda vai viajar até a sede da BYD usando um Song Plus, modelo SUV híbrido. Além disso, para os próximos meses, a empresa pretende concretizar o lançamento de dois novos modelos no Brasil.

Nesse sentido, o diretor de marketing e comunicação da BYD, Pablo Toledo, não excluí a possibilidade de eles aparecerem na novela das 21h da Globo. Dentro do escopo do plano de publicidade estão três ativações na novela, em média, durante um mês. No calendário de lançamento, a marca pretende fazer o lançamento do Song Pro, um SUV com duas versões no valor de R$200 mil.

Resultados das ações em Renascer

Segundo Armando Araújo, chief Creative officer da agência WE – a real agência de publicidade da BYD – a marca fechou um pacote de patrocínios com produtos da Globo, desde o futebol até a novela. “A novela hoje é uma plataforma em que replicamos as nossas campanhas, lançamentos e tudo o que vai acontecer dentro da ficção”, comenta. Um dos exemplos dessa intersecção narrativa foi o lançamento do modelo Dolphin Mini, que aconteceu no mundo real, e foi desdobrado no enredo da trama.

Apesar de Toledo destacar que as ativações da novela são importantes, ainda não é possível aferir uma relação entre causa e efeito direta entre as ativações e número de vendas. Sobretudo, em razão das outras frentes de publicidade que estão nas estratégias da BYD e os ambientes externos da economia. Entre os dias 24 e 25 de maio, por exemplo, o número de buscas pelo termo BYD no Google Trends chegou à 50 mil buscas, durante o programa Jovem Pan, e em 100 mil após a ação em Renascer.

Como as estratégias da BYD começaram?

Para Toledo, a BYD não é só uma empresa de veículos elétricos, mas uma “empresa de storytelling”. Nesse sentido, a ativação do modelo Song Plus foi desdobrada em dois formatos. O primeiro, aconteceu na própria novela com a presença do Luciano Huck e, depois, no Domingão, a ação criada durante a novela foi exibida ao público. Ainda em Renascer, o Eriberto tem trabalhado em outra campanha, mas, agora, com foco no modelo Dolphin Mini.

Além disso, segundo Toledo “cada carro é um personagem que exige uma história própria”. As ativações da Terra e Paixão, por exemplo, foram uma forma da BYD comunicar seus compromissos ambientais para um novo público. Dentre eles, está a redução das emissões de carbono e o uso de energias renováveis. “A BYD é formato logo, se no impresso somos uma revista, na televisão somos um documentário. Em pequenas pílulas conseguimos comunicar informações pontuais, mas para solidificar a marca, precisamos de mais profundidade e o entretenimento entrega isso”, explica.

O acordo com a Globo permite que os atores participem de peças de bastidores nas redes sociais. De fato, como foi o caso do vídeo com a atriz Agatha Moreira com BYD Dolphin durante Terra e Paixão. Para além das novelas, a BYD assinou no pacote de Globo participações ao vivo no Domingão do Hulk. Internacionalmente, a empresa é patrocinadora da Euro Copa. Também no futebol, na semana passada o BYD anunciou o técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, como embaixador.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Chocolate Garoto vira Guri em homenagem ao Rio Grande do Sul

    Chocolate Garoto vira Guri em homenagem ao Rio Grande do Sul

    Empresa mudará a embalagem pela primeira vez em 95 anos para celebrar a Semana Farroupilha

  • Bradesco convoca cunhãs-porangas para celebrar Parintins

    Bradesco convoca cunhãs-porangas para celebrar Parintins

    Banco reúne cunhãs-porangas dos Bois Garantido e Caprichoso para serem protagonistas nas ações promovidas na festividade