CMO da AB Inbev nos EUA deixa empresa após polêmica da Bud Light
Benoit Garbe é o mais alto executivo a cair depois da crise iniciada em abril, quando a marca fez uma parceria com a influenciadora trans Dylan Mulvaney
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Meio & Mensagem
16 de novembro de 2023 - 6h30
Com informações do Ad Age
O diretor de marketing da Anheuser-Busch Inbev (AB Inbev) nos Estados Unidos, Benoit Garbe, está deixando a companhia em um momento em que a Bud Light continua lidando com a queda nas vendas geradas desde abril, quando a marca enfrentou problemas ao lançar uma campanha com a atriz e influenciadora trans Dylan Mulvaney.
Garbe estava no cargo desde setembro de 2021 e deixará a AB Inbev no fim do ano. Ele não terá um substituto na função, de acordo com confirmação da empresa. Em vez disso, a cervejaria terá Kyle Norrington, seu chief commercial officer, acumulando as funções de Garbe.
Norrington assumiu a recém-criada função de chief commercial officer ao mesmo tempo em que Garbe havia ingressado no posto de CMO. Ele já havia sido presidente da divisão, Labatt da companhia no Canadá.
“Hoje anunciamos mudanças importantes em nossa equipe de liderança dos Estados Unidos, que reduzem as camadas hierárquicas em nossa organização e permitem mais que nossos líderes comerciais impulsionem nossos negócios e legado”, diz o CEO da AB Inbev nos Estados Unidos, Brendan Whitworth, em comunicado.
“Essas mudanças na liderança sênior vão acelerar a retomada do crescimento à medida em que continuamos a nos concentrar naquilo que fazemos de melhor – produzir cerveja excelente para todos e conquistar nosso lugar em momentos que importam.”
Garbe é o executivo de maior destaque a deixar a empresa desde o início da controvérsia de Mulvaney. A cervejaria fez uma parceria com a influenciadora trans para uma postagem no Instagram. Essa ação atraiu a ira de conservadores e até mesmo de progressistas, que acharam que a Bud Light não tomou medidas para apoiá-la.
O resultado é que a maior marca de cervejaria dos Estados Unidos vem perdendo apoio de todos os lados e registrando quedas nas vendas. Os volumes de vendas da Bug Light caíram 30% nas quatro semanas encerradas em 7 de outubro, de acordo com a publicação Beer Business Daily.
Logo após a polêmica, deflagrada em abril, a AB Inbev afastou a VP de marketing da Bud Light, Alissa Heinerscheid. Outro executivo a entrar de licença foi Daniel Blake, VP de marketing para as bebidas mainstream. A companhia não comentou sobre o status do VP.
Garbe, que ocupou o cargo de diretor de estratégia antes de ser CMO, não falou sobre o caso publicamente. Já outros executivos globais comentaram sobre a crise, incluindo o brasileiro Marcel Marcondes, CMO global da AB Inbev.
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