Marketing
Co-branding: o que é, vantagens e exemplos de sucesso
O que significa a parceria entre marcas, como ela se diferencia do co-marketing e quais as vantagens de aderir a essa estratégia
Co-branding: o que é, vantagens e exemplos de sucesso
BuscarCo-branding: o que é, vantagens e exemplos de sucesso
BuscarO que significa a parceria entre marcas, como ela se diferencia do co-marketing e quais as vantagens de aderir a essa estratégia
Meio & Mensagem
13 de dezembro de 2022 - 17h00
Em um mundo cada vez mais competitivo, as empresas buscam alternativas para se destacar da concorrência e ganhar relevância. E uma das possíveis soluções para conquistar esse objetivo é o co-branding.
Essa estratégia de marketing pode aumentar a visibilidade das marcas, além de ajudá-las a alcançar novos consumidores, ganhar participação de mercado e se diferenciar dos concorrentes.
De acordo com uma pesquisa da Visual Objects, 71% dos consumidores são atraídos por co-branding e apreciam esse tipo de parceria porque os novos produtos podem solucionar suas dores e agregar valor.
No entanto, para que a estratégia alcance os resultados pretendidos, é indispensável que seja traçada corretamente. Além disso, as empresas devem alinhar valores e público-alvo para evitar consequências negativas.
Co-branding é uma estratégia de marketing que envolve a parceria com outra empresa para promover ambas as marcas simultaneamente e atingir um público-alvo em comum.
Geralmente, essa parceria é realizada por meio da criação de produtos ou serviços que envolvam as duas empresas.
Por exemplo, uma marca de cosméticos pode se unir a uma empresa de maquiagem para criar um novo produto de beleza que una a expertise dos dois negócios.
A estratégia pode ser uma forma eficaz de alcançar novos clientes e mercados, gerar mais credibilidade e promover o reconhecimento da empresa. Também pode ajudar a criar um senso de prestígio e exclusividade em torno das marcas envolvidas.
Entretanto, também há alguns riscos envolvidos, pois pode diluir a identidade da marca e confundir os clientes se não for executado com cuidado.
Enquanto co-branding é a união de duas marcas para criar um produto ou serviço novo e exclusivo, co-marketing consiste em unir as ações de empresas distintas para conseguir resultados mais expressivos.
Basicamente, no co-marketing o foco está em promover os produtos já existentes por meio de campanhas combinadas. Ou seja, não há a criação de algo único em conjunto.
Por exemplo, uma rede de hotéis pode se unir a uma empresa de aluguel de automóveis para oferecer descontos aos clientes que reservam ambos os serviços.
Quando a estratégia é bem planejada, existe um grande potencial por trás do co-branding. A seguir, conheça as principais vantagens:
Pode ser uma ótima maneira de atingir novos públicos e mercados, além de gerar mais consciência de marca.
Por exemplo, se duas empresas que vendem produtos complementares se unem, elas podem criar um novo produto ou fazer uma promoção cruzada com suas respectivas bases de clientes. A ação pode ajudá-las a expandir seu alcance e impulsionar as vendas.
Além disso, o co-branding também favorece a construção da equidade da marca. Quando os clientes vêem duas marcas respeitáveis trabalhando em conjunto, é mais provável que percebam o produto ou serviço de uma forma positiva, o que contribui para o crescimento dos negócios.
Essa estratégia também pode gerar mais recursos para iniciativas de marketing, já que as empresas podem unir seus orçamentos para desenvolver um produto novo.
A ação é especialmente útil para marcas menores que nem sempre possuem o mesmo poder de marketing que as companhias maiores.
No final, uma estratégia bem sucedida pode fornecer um impulso para ambos os parceiros envolvidos.
Ao se unir a uma empresa com boa reputação, é possível aproveitar a confiança e o respeito que os consumidores têm por essa marca.
Ao solidificar a confiança do consumidor, é mais fácil superar qualquer percepção negativa que possam ter, além de ajudar a se posicionar como um negócio confiável.
Isso ocorre porque o consumidor tende a atribuir a credibilidade da outra empresa à marca parceira que até então era desconhecida por ele.
Diversas marcas decidem unir forças para criar produtos únicos que oferecem mais valor aos consumidores e explorar novos mercados. A seguir, confira alguns exemplos reais:
Em 2014, a rede de fast food Taco Bell fez uma parceria com a PepsiCo — responsável por comercializar o salgadinho Doritos — para criar um novo produto: o Doritos Locos Taco.
Em três anos, 1 bilhão de produtos foram vendidos, de acordo com a Business Insider, o que evidenciou que a fusão foi um sucesso.
No setor da moda, um exemplo é a colaboração entre Adidas e FARM. Em 2022, as duas marcas se uniram para lançar a quarta coleção em conjunto.
Na parceria, blusas, camisetas, tops, shorts e jaquetas da Adidas receberam designs exclusivos da FARM.
As coleções, que são voltadas para o público feminino, tem o objetivo de aumentar a conexão com os consumidores das duas marcas.
Vale lembrar também que em 2020 as empresas utilizaram uma assistente virtual de marca para divulgar os novos produtos. A Lu, da Magazine Luiza, foi a estrela da campanha.
Na Páscoa de 2022, a rede de joalheria e a fabricante de chocolates lançaram o Ovo Deluxe Língua de Gato Life by Vivara.
O ovo de chocolate acompanhava um pingente de prata banhado a ouro da linha Life by Vivara. A joia recebeu um design em formato de gato, ícone da coleção de chocolates língua de gato, um dos carro-chefe da Kopenhagen.
Marcas de luxo também podem aderir a esse tipo de estratégia, e a Louis Vuitton e a BMW são exemplos perfeitos disso.
Ambas empresas são sinônimos de luxo, alta qualidade e exclusividade. Em 2014, essas características em comum levou a marca de alta costura a criar e fabricar uma linha exclusiva de malas que podiam ser armazenadas com precisão no i8, modelo de veículo da BMW.
Outro case de sucesso é o Nike + iPod Sport Kit. Para a colaboração, que nasceu em 2006, a Apple desenvolveu um sensor para ser colocado embaixo das palmilhas dos tênis da Nike.
Desta forma, dados das atividades físicas, como velocidade da corrida, poderiam ser acessados no iPod ou iPhone.
Já um exemplo recente foi o lançamento da edição limitada da linha Cuide-se Bem Bubbaloo. A icônica goma de mascar e a empresa de cosméticos se uniram para criar produtos com cheiro de chiclete que despertaram nostalgia e curiosidade nos consumidores.
Inspirada na parceira, a Quem Disse Berenice, marca que também pertence ao grupo Boticário, criou a linha de maquiagens 7Belo em parceria com a Arcor.
As maquiagens da marca receberam o aroma inconfundível de framboesa, característica da bala 7Belo, além de embalagens inspiradas no produto.
Tanto a GoPro, quanto a Red Bull, são marcas que comercializam um estilo de vida e possuem uma forte presença no universo dos esportes radicais.
A partir desta afinidade, as empresas decidiram unir forças para promover uma experiência ao patrocinar o evento radical Red Bull Stratos, que consistia em saltar de bung jump de uma altura de 38 metros.
A parceira global também incluiu a produção de conteúdo, distribuição e promoção conjunta. Além disso, como parte do acordo, a GoPro passou a capturar conteúdos imersivos nas produções e eventos da Red Bull.
Em 2015, a Starbucks e o Spotify fecharam uma parceria para unir música e café. Como parte do acordo, os colaboradores da rede de cafeterias receberam assinatura premium no Spotify para eles selecionarem a playlist que tocaria no ambiente.
Caso o cliente gostasse da playlist, poderia acessá-la no Spotify para continuar ouvindo as músicas em outros lugares.
A ação também incluia promoções compartilhadas para os consumidores, como descontos nos planos de assinatura e bebidas gratuitas.
Para estabelecer uma boa parceria de co-branding, as empresas precisam identificar um parceiro que compartilhe de seus valores e da sua cultura. Caso contrário, existe uma grande chance da ação ser mal sucedida.
As empresas também precisam ter um público-alvo em comum. Os clientes atuais de uma marca não podem ser conflitantes com os da outra empresa para que não haja riscos da parceria ser mal vista ou mal sucedida.
Outro cuidado para o desenvolvimento de uma estratégia de co-branding é a definição da mensagem a ser transmitida para a audiência e se ela está alinhada ao posicionamento de marca de ambos os negócios.
Também é necessário certificar de que haja uma divisão clara do trabalho e que cada parceiro traga algo único para a estratégia. Desta forma, é mais fácil ter fluidez no processo para que a ideia realmente saia do papel.
Além disso, é importante estabelecer metas e objetivos para a parceria e determinar métodos para medir os resultados.
Por fim, as empresas precisam estar preparadas para investir tempo e recursos para tornar a estratégia um sucesso.
Há alguns aspectos a serem levados em consideração para aumentar as chances da estratégia de co-branding trazer bons resultados.
Primeiro, é importante ter certeza de que as duas marcas são complementares e possuem aspectos em comum. Quando as culturas são muito diferentes, as imagens das marcas podem entrar em conflito e confundir o consumidor.
Além de ter culturas, valores e brand-personas similares, também é necessário encontrar um parceiro com estruturas semelhantes.
Desta forma, é mais provável que ambas as empresas acompanhem o ritmo de produção e de sucesso do negócio. Afinal, as demandas pelos produtos podem aumentar e as duas organizações devem estar aptas para atendê-las.
Em seguida, é necessário criar uma boa campanha de divulgação para que os clientes fiquem cientes sobre os novos produtos ou serviços. A campanha de marketing também ajuda a gerar entusiasmo no público-alvo para incentivar a compra.
Co-branding é uma abordagem de marketing estratégico que aproveita a força de duas ou mais marcas para criar um produto, serviço ou até mesmo uma experiência.
Envolve o alinhamento dos valores, cultura e posicionamento de marca de ambos os negócios a fim de potencializar os pontos fortes e alcançar o público-alvo.
As vantagens incluem maior alcance de mercado, maior consciência de marca, aumento da base de clientes e oportunidades de inovação.
Contudo, é importante selecionar um parceiro apropriado, com valores e público-alvo semelhantes, antes de traçar em qualquer parceria.
Além disso, uma divisão clara do trabalho entre parceiros, bem como campanhas de divulgação eficazes, são essenciais para a implementação bem sucedida dessas iniciativas.
Acompanhe outros artigos sobre comunicação e marketing no Meio & Mensagem e fique por dentro dos principais acontecimentos do setor!
Compartilhe
Veja também
Visa e Sicoob farão ações com equipe da Red Bull na F1 em SP
Com a parceria, os pilotos e carros da Visa Cash App RB vão levar o logo da Sicoob durante o GP de São Paulo
Chandon colabora com coleção de estilista baiana na SPFW
Marca de espumante anuncia collab com a estilista Isa Silva, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e comunidade