Com Inter e Flamengo, Adidas homenageia mulheres e homens negros do futebol
Iniciativa foi inspirada no manifesto “Excelência Negra”, criado por Marcelo Carvalho, do projeto Observatório Racial do Futebol
Com Inter e Flamengo, Adidas homenageia mulheres e homens negros do futebol
BuscarCom Inter e Flamengo, Adidas homenageia mulheres e homens negros do futebol
BuscarIniciativa foi inspirada no manifesto “Excelência Negra”, criado por Marcelo Carvalho, do projeto Observatório Racial do Futebol
Valeria Contado
18 de novembro de 2021 - 16h34
Camisas de Inter e Flamengo são inspiradas no manifesto “Excelência Negra (Crédito: Divulgação)
A Adidas lançou nessa quarta-feira, 17, camisas comemorativas para os clubes Internacional e Flamengo, que fazem uma homenagem a homens e mulheres negros do futebol. A camisa conta com design especial em preto, com um “patch” de um cabelo Black Power, com a frase “É a Coroa”, além de trazer detalhes inspirados no manifesto “Excelência Negra”, criado por Marcelo Carvalho, do projeto Observatório da Discriminação Racial no Futebol, e aplicados nos números do uniforme, com frases como “o negro no futebol brasileiro é a marca do Brasil” e “jogadores negros ganharam o mundo”.
Para a criação das novas camisas, a Adidas firmou parceria com o projeto Observatório Racial do Futebol, criado por Marcelo Carvalho. O autor conta que se inspirou em toda a paixão que viveu com o futebol quando criança. “As crianças olham para o futebol e tentam copiar atitudes dos seus ídolos. Por esses motivos que é importante demais que falemos sobre racismo sobre futebol”, comenta.
Por isso, para a Adidas, é tão importante se envolver e trazer essa discussão para o âmbito esportivo, que é um meio que amplifica muito as discussões sociais. Daniela Valsani, diretora sênior de marketing da Adidas Brasil, acredita que o esporte tem o poder de mudar vidas, e por isso, a marca se envolve em oferecer a melhor experiência para todos que o acompanham. “O esporte traz à tona questões da sociedade que devem ser refletidas e discutidas todos os dias”, avalia.
Marcelo concorda com a diretora,e explica que o Manifesto busca dar um destaque para a história da população negra no Brasil, que vai além do que é amplificado. “Nós temos uma história de vida, de luta e de vitórias. E o futebol nos dá essa possibilidade de levar essas histórias para todos os cantos do mundo”, sentencia.
Essa é a primeira vez que a Adidas desenvolve um projeto envolvendo questões raciais. Para isso, a marca contou com seus clubes parceiros, Internacional e Flamengo. Segundo informação do GE, o São Paulo, que é um dos apoiados pela marca, também seria incluí do na ação, mas não aprovou o design sugerido. Ainda segundo o portal, uma fonte afirmou que o clube sugeriu mudanças, mas que o modelo da camisa não foi aprovado. Em nota, a marca comentou a decisão: “Para todas as temporadas, a adidas trabalha de maneira conjunta com seus clubes parceiros na criação e aprovação dos uniformes de jogo, treino e roupas de viagem, ficando a critério do regimento de cada clube a definição sobre o uso de terceiras camisas e/ou uniformes comemorativos.”
O Internacional usou a nova camisa na partida diante do Cuiabá, nesta quarta-feira,17, e as peças estão disponíveis para compra nas lojas Adidas.
Compartilhe
Veja também
Vista para a fábrica, degustação e pontos instagramáveis: a flagship da Krispy Kreme em SP
Primeira loja da rede global de donuts no Brasil será aberta no início do segundo trimestre e terá capacidade para produzir até 50 mil unidades por dia
Amazon esvazia Biblioteca do Memorial da América Latina em ação de conscientização
Iniciativa deixou em evidência apenas os livros escritos por autores negros, deixando um alerta sobre a predominância de pessoas brancas no mercado literário