Latinidade e negócios: os planos do Santander com Shakira
Patrocinadora do Todo Mundo no Rio, marca quer se posicionar como a viabilizadora de toda a jornada de viagem dos fãs da cantora, que se apresentará em Copacabana

(Crédito: Shutterstock)
O anúncio de Shakira como o nome que subirá ao palco na edição de 2026 do show “Todo Mundo no Rio”, em Copacabana, aconteceu em um momento estratégico de exaltação da cultura latino-americana. Além da estrela colombiana, que se apresentará em maio, o rapper porto-riquenho Bad Bunny, um dos grandes nomes da música atual e que roubou a cena ao se apresentar no Super Bowl no último dia 8, fará seus dois primeiros shows no Brasil neste fim de semana, em São Paulo.
Em comum, além da latinidade, a apresentação dos dois artistas conta com patrocínio do Santander, que vê nesse momento cultural uma oportunidade de estreitar a conexão com o público amante de música.
Não à toa, desde quando o nome de Shakira foi confirmado para o show de Copacabana, o banco vem usando em seus perfis nas redes sociais a hashtag #SantanderComLaReina, para engajar os fãs da cantora que já começam a se preparar para o grande show.
Vocês mandando suas fotos e mostrando todo o seu orgulho latino ❤️🔥 A gente notou vocês, e não foi pouco, né @Shakira_Brasil, @ShakiraPDBrasil e @BadBunnyBrasil?! 😮💨✨#SantanderConLaReina ♨️ pic.twitter.com/mO1D0Y5FQN
— Santander Brasil (@santander_br) February 13, 2026
“Tanto a Shakira, agora, quanto a Lady Gaga, no ano passado, são grandes estrelas globais, o que dá match com o Santander, que é um banco global, com forte atuação no Brasil. E ter uma artista latina como ela, em um dos maiores eventos do mundo, como “Todo Mundo no Rio”, é algo muito feliz neste momento em que a latinidade está em alta”, comenta Guilherme Bernardes, chief marketing officer do Santander.
Patrocinador do projeto “Todo Mundo no Rio” desde 2025 – em um contrato válido por quatro anos – o Santander pretende aproveitar o evento musical para posicionar a marca como uma ferramenta que auxilia as pessoas a realizarem sonhos (nesse caso, ver sua artista preferida de perto).
Além do Santander, o projeto Todo Mundo no Rio é apresentado pela Corona e conta com patrocínios de Latam, C&A, 99, Beats e Deezer. O show de Shakira será transmitido ao vivo pela TV Globo, Multishow e Globoplay.
Serviços aos fãs
Do ponto de vista do marketing, o patrocínio do Santander destacará como os produtos e serviços podem ser úteis a quem está planejando assistir à apresentação de Shakira em Copacabana. Bernardes conta que, desde antes do anúncio oficial do nome da atração, o banco já vinha, por meio das redes sociais, dando dicas ao público de como investir para conseguir economizar um dinheiro para o evento ou, ainda, explicando como fazer um seguro-viagem.
“Nossa proposta é continuar levando as conversas para esse aspecto, mostrando como o banco pode ajudar as pessoas a viabilizar seus sonhos. Temos o privilégio de participar ativamente da jornada completa das pessoas que irão ao show, desde o planejamento da viagem, até mesmo em relação aos pagamentos, à segurança, etc”. comenta o CMO.
Experiência premium e investimento em mídia
Até a data do show, marcado para 2 de maio, o Santander pretende fazer um investimento massivo em todas as mídias, desde televisão aberta e paga, passando por mídia out-of-home e redes sociais, para ativar a presença da marca no show.
No ambiente digital, inclusive, o banco vem concentrando uma parte importante dessas ações: recrutar fãs de Shakira para presenteá-los com ingressos para a área vip do show.
Assim como aconteceu com Lady Gaga, no ano passado, a parte da frente do palco será uma área exclusiva para convidados das marcas patrocinadoras do Todo Mundo no Rio. O Santander, portanto, já está selecionando alguns perfis de fãs para oferecer a experiência premium. O CMO promete que, até a data do show, outras surpresas serão direcionadas aos fãs.
Tanto o patrocínio ao Todo Mundo no Rio quanto aos shows de Bad Bunny, que acontecerá no Allianz Parque, em São Paulo, nos dias 20 e 21, são investimentos da plataforma SMusic, pilar do banco dedicado a apresentações musicais.
O líder de marketing conta que, em média, o Santander terá, ao longo de 2026, um grande show internacional por mês no calendário. Além da maior aproximação com o público mais jovem, essa divisão vem rendendo resultados de negócios imediatos à marca, uma vez que, como patrocinador e meio de pagamento oficial, o Santander acaba sendo, muitas vezes, a plataforma financeira pela qual as pessoas compram ingressos para os shows.
“Tanto um evento como o Todo Mundo no Rio como os shows que patrocinamos falam com muita gente e tem um potencial de alcance tão grande que, quando olhamos nossos drivers de marca, conseguimos perceber um aumento da audiência alcançada. Uma plataforma como o SMusic rejuvenesce a marca e a coloca em contato, de forma mais próxima, com um público mais diverso”, resume.
