Transformação digital impõe desafios a PMEs
Limitações no orçamento e falta de conhecimentos técnicos são as maiores dificuldades para esse perfil de empresa no Brasil, aponta Instituto Gartner
Limitações no orçamento e falta de conhecimentos técnicos são as maiores dificuldades para esse perfil de empresa no Brasil, aponta Instituto Gartner
Karina Balan Julio
11 de dezembro de 2019 - 6h00
O Instituto Gartner lança nesta quarta-feira, 12, através de seu braço Capterra, uma plataforma de softwares B2B, uma pesquisa que analisa o estágio da transformação digital em pequenas e médias empresas brasileiras. O levantamento online ouviu, em novembro, 288 profissionais responsáveis pelo gerenciamento de PMEs em todo o País. Segundo o estudo, 25% das pequenas e médias empresas brasileiras encaram a transformação digital como um de seus principais desafios de negócio. Apesar disso, 95% dos entrevistados dizem já ter iniciado esse processo em suas empresas.
Os maiores empecilhos, no entanto, são o orçamento e a falta de capacitação técnica. Para 35% dos profissionais consultados, o orçamento é o maior obstáculo. A pesquisa também mostra que há pouco conhecimento em tecnologias emergentes: cerca de metade dos entrevistados desconhece ou tem pouco conhecimento em big data e blockchain, por exemplo. Por outro lado, 94% dos pequenos empreendedores já estão familiarizados com soluções em nuvem, segundo a pesquisa.
Segundo Lucca Rossi, analista do Capterra, o maior conhecimento em soluções em nuvem ter a ver com o aumento dessas ofertas no Brasil. “Elas são mais acessíveis em comparação com os softwares on premise, que precisam ser instalados nos servidores das empresas, facilitando o acesso das PMEs a tecnologias antes reservadas somente às grandes empresas”, explica. Fundado em 1999, Capterra apresenta avaliações de usuários e pesquisas independentes sobre centenas de categorias de softwares, com o objetivo de ajudar empesas a encontrarem aqueles mais adequados para o seu negócio.
“O Brasil tem dimensões continentais, e por isso novas tecnologias que ajudem na questão logística podem trazer benefícios a curto prazo, por exemplo. Ao mesmo tempo, a simples adoção de um software de gestão de projetos, com a opção de controle de tempo das atividades, pode representar um ganho enorme para que o empreendedor identifique seus gargalos”, exemplifica, apontando o potencial de tecnologias emergentes para PMEs.
Entre as pequenas e médias que já pensam na transformação digital, 46% buscam usar novas tecnologias na gestão do negócio, e outras 69% dizem ter notado aumento de produtividade e eficiência com o uso delas. Quando questionados sobre as ferramentas e canais de comunicação mais utilizados em seu dia a dia, os participantes listaram softwares como Pacote Office, ferramentas da Adobe e Google.
Compartilhe
Veja também
Quais presentes as crianças querem ganhar no Natal?
Pesquisa da Kids Corp. mapeou as diferenças entre os desejos dos pequenos de diferentes faixas etárias
Largo da Batata Ruffles: marca quer transformar espaço em área de cultura
Com foco em melhorar o Largo da Batata, a marca de batata chips da PepsiCo assina contrato de dois anos que prevê revitalização e zeladoria do espaço