Faturamento de franquias aumenta 7% em 2018

Buscar

Faturamento de franquias aumenta 7% em 2018

Buscar
Publicidade

Marketing

Faturamento de franquias aumenta 7% em 2018

Prévia dos dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta que abertura de unidades cresceu 5%


22 de janeiro de 2019 - 15h13

Fachada de loja de O Boticário (Crédito: divulgação/Erbs Jr.)

A receita das franquias brasileiras cresceu 7% nos últimos 12 meses, segundo a prévia dos dados de 2018 da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A entidade divulgou a estimativa dos números nesta terça-feira, 22, e deve publicar o estudo completo em fevereiro.

Para Vanessa Bretas, gerente de inteligência de mercado da ABF, isso aconteceu por conta da melhora nos índices de confiança dos franqueados, que foi de 90,7%, em outubro, para 95,9%, no fim do ano, e dos consumidores, que foi de 86,1% para 93,8% no mesmo período, segundo dados da associação.

Além dessa taxa positiva, a entidade aponta uma aceleração no crescimento da abertura de unidades franqueadas. A estimativa é que 2018 tenha registrado a inauguração de 5% mais lojas do que o ano anterior, quando a taxa de aumento foi de dois pontos em relação à 2016.  Já o crescimento de redes que comercializam franquias está próximo à estagnação. Após um ano em queda, a prévia de 2018 indica que o crescimento seja de apenas 1%.

Esses resultados positivos representam, em parte, os esforços do segmento em inovação. “As redes de franquia investiram bastante em inovação como forma de driblar o período de crise econômica. Entre 2014 e 2016, 92% das redes de franquia tinham investido em inovação. O resultado se mostra agora”, afirma André Friedhein, presidente da ABF.

Já a criação de empregos, por sua vez, cresceu 8% em 2018. A motivação para isso, aponta Vanessa, foi uma mistura de contratações temporárias durante datas como Black Friday e Natal e as mudanças na legislação trabalhista, permitindo os contratos intermitentes. Segundo Friedhein, cada nova unidade franqueada que é aberta cria, em média, oito empregos.

Para 2019,  a ABF projeta um crescimento no faturamento na casa dos 10%. Já a expansão de unidades deve estar entre 5% e 6%.

Maiores franquias
Entre as 50 maiores franquias do Brasil em número de unidades, 18 estão no setor de alimentação, oito em serviços educacionais e oito em saúde, beleza e bem estar. A maior delas, O Boticário, possui 3.724 lojas (próprias ou franqueadas). AM PM Mini Market, McDonald’s e e Cacau Show ocupam as posições seguintes. No ranking, as que proporcionalmente mais cresceram foram Seguralta, Acqio, CVC e Sorvetes Chiquinho.

A chegada de novos tipos de franquia para o grupo das 50 maiores vive uma consolidação. Em 2017, a relação entre lojas tradicionais e outros formatos dentro do grupo foi 91% contra 9%, respectivamente. Atualmente, esse número é 88% e 12%.

Publicidade

Compartilhe

Veja também