Fórum Abemf traz balanço do mercado de fidelização
No segundo trimestre, setor registrou crescimento de 24% sobre período igual do ano passado
Fórum Abemf traz balanço do mercado de fidelização
BuscarFórum Abemf traz balanço do mercado de fidelização
BuscarNo segundo trimestre, setor registrou crescimento de 24% sobre período igual do ano passado
Roseani Rocha
20 de setembro de 2017 - 18h00
Roberto Medeiros, presidente da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização, abriu o 2º Fórum Brasileiro de Fidelização, realizado nesta quarta-feira, 20, no Hotel Unique, em São Paulo, destacando as vantagens desse serviço que é relativamente novo no mercado brasileiro.
Segundo o executivo, os programas de fidelização têm adesão gratuita ao consumidor e para as empresas são uma ótima ferramenta de CRM, propiciam rentabilidade nas vendas, agregam valor a produtos e serviços, além de transformar clientes esporádicos em fieis.
No segundo trimestre deste ano, foram realizados 100 milhões de cadastros, crescimento de 24% em relação ao período equivalente de 2016, crescimento expressivo comparado aos desafios macroeconômicos do País, destacou Medeiros. No período foram acumulados 60 bilhões de pontos e milhas, resgatados 49 bilhões (+33% em relação a 2016). Com isso, o faturamento desse segmento no período foi de R$ 1,5 bilhão, crescimento de 9% sobre o mesmo período de 2016.
Nada menos que 87% dos acúmulos vieram de transações em cartões crédito e/ou varejo, contra 13% das companhias aéreas. No resgate, entretanto, a situação se inverte: 76% foram para passagens aéreas, contra 24% de produtos e serviços não aéreos. Os destinos nacionais mais resgatados foram São Paulo (fato atribuído a viagens de negócio), seguido por Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Salvador e Brasília.
Já entre os desafios a serem vencidos, Medeiros cita os investimentos em tecnologia demandados pela atividade, comunicar e educar clientes (muita gente deixa vencer os pontos e isso, ao contrário do que alguns dizem, não é bom para as empresas), garantir segurança da informação, e ter estratégias de CRM que garantam maior assertividade às ofertas, além de, por fim, autorregulamentação.
Durante o evento foram apresentados cases de fidelização, como Vivo Valoriza, a parceria entre a Gol Linhas Aéreas e a Smiles e o Km de Vantagens, da Ipiranga.
Compartilhe
Veja também
Nike e NFL renovam parceria de materiais esportivos até 2038
Parceria reforça expansão global do esporte, além do desenvolvimento e capacitação dos atletas
As collabs mais inusitadas – e estratégicas – de 2024
Bauducco e Cimed, Risqué e Doritos e Boticário com Paçoca Amor são algumas das parcerias que geraram produtos para captar a atenção dos consumidores de diferentes universos ao longo do ano