Assinar

Guerra do hambúrguer ameaça Burger King

Buscar

Guerra do hambúrguer ameaça Burger King

Buscar
Publicidade
Marketing

Guerra do hambúrguer ameaça Burger King

Rede de restaurantes pode ser superada pelo Wendy's nos Estados Unidos


9 de dezembro de 2011 - 4h00

Ambas as redes de fast-food estadunidenses Wendy’s e Burger King enfrentaram dificuldades com vendas, mudanças de comando e campanhas de marketing nos últimos anos. Mas com as duas fazendo esforços para dar a volta por cima, a briga pelo segundo lugar, atrás do McDonald’s, parece estar esquentando novamente.

O Wendy’s tem estado nos calcanhares do Burger King e pode estar a ponto de destronar o rei como o segundo maior vendedor de hambúrgueres dos Estados Unidos, de acordo com o analista Mark Kalinowski, do site Janney.com. “Esperamos que o Wendy’s ultrapasse o Burger King, talvez ainda neste ano”.

As vendas do Wendy’s na América do Norte no terceiro trimestre de 2011 subiram 0.9%, enquanto que os números do Burger King nos Estados Unidos e no Canadá caíram 0,3%. Levado em conta apenas o mês de dezembro, as vendas do Burger King no mercado do continente norte-americano caíram 3,8%, enquanto que o Wendy’s apresentou alta de 1,1%.

O Burger King vendeu, no ano passado, um total de US$ 8,7 bilhões, o que representa uma queda de 2,5% e uma fatia de 13,3% do mercado de hambúrgueres. Nesse mesmo período, a rede aumentou o número de restaurantes nos Estados Unidos para 7.264, m crescimento de 0,2%. O Wendy’s teve um decréscimo de 0,6% em vendas, alcançando a marca de US$ 8,3 bilhões nos Estados Unidos e 12,8% do mercado. De acordo com a Technomic, o número de lojas do atual terceiro colocado subiu 0,1%, alcançando a marca de 5.883.

O McDonald’s, sempre no topo entre as redes vendedoras de hambúrguer, possui quase metade do mercado, com 49,5%. Entre todas as redes de restaurantes, ambos Burger King e Wendy’s foram ultrapassados pelo Starbucks, cujas vendas em 2010 o fizeram subir para o terceiro lugar nos Estados Unidos, atrás do McDonald’s e do Subway.

Kalinowski afirma que, além do foco em novos produtos e na qualidade da comida, o Wendy’s pode aumentar as vendas se continuar investindo na remodelagem dos restaurantes, com um layout mais moderno. Segundo ele, apesar de a rede ter menos de 20 lojas modernizadas nos Estados Unidos, se o projeto for mantido as vendas podem subir de 4% a 6%.

O presidente do Wendy’s, Emil Brolick, disse que a rede está se posicionando para bater de frente com o que chamou de “novos QSR” – quick servisse restaurants, ou restaurantes de serviço rápido.

“O ponto é que eles oferecem uma melhor experiência, e muitos dizem que oferecem também um melhor valor total”, disse Brolick. “O jeito da competição mudou. Nós entendemos isso e estamos confiantes que podemos ter sucesso na construção da nossa marca, nas vendas e na obtenção de lucro”.

Procurando oferecer produtos de melhor qualidade, o Wendy’s reformulou as batatas fritas e alguns hambúrgueres. A agência da rede é a Kaplan Thaler Group, do Publicis Groupe. “Eles estão tendo um grande cuidado com o que eles oferecem e estão tentando melhorar o contexto no qual a marca se encaixa”, disse Kalinowski.

De olho nos resultados trimestrais do Burger King, o CFO da rede, Daniel Schwartz disse: “Nos Estados Unidos, estamos focados em melhorar nosso menu, a imagem da marca, as operações e nossos processos de comunicação de marketing”. De fato, o Burger King anunciou recentemente novas batatas fritas, um novo lanche e novas opções de sorvete. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também