As marcas de proteínas com melhor reputação
Aurora, Perdigão, Sadia e Friboi ocupam as quatro primeiras posições do ranking de reputação da Caliber

Aurora, Perdigão, Sadia e Friboi ocupam, respectivamente, as quatro primeiras posições do ranking de reputação entre as empresas selecionadas para o estudo (Crédito: Arte M&M/Gerada por IA)
Por Dario Menezes e Marcos André Costa*
Um setor capaz de conferir protagonismo ao Brasil como maior exportador de carnes do mundo. Segundo dados do Ministério da Agricultura e da Pecuária (Mapa), em 2024 foram exportados mais de US$ 26,1 bilhões, tendo sido registradas vendas de 2,89 milhões de toneladas de carne bovina para cerca de 150 países, totalizando US$12,9 bilhões.
De acordo com as primeiras projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção das três principais proteínas — bovina, suína e frango — está estimada em 32,3 milhões de toneladas para 2026. Caso se confirme, será um novo recorde na série histórica da companhia, superando a atual projeção para este ano (2025), de 32,1 milhões de toneladas.
O resultado positivo é impulsionado, principalmente, pelo crescimento da produção de carne suína e de frango, que devem atingir cerca de 5,8 milhões e 15,9 milhões de toneladas, respectivamente, isto é, os maiores volumes já registrados pela estatal na série histórica. Os dados constam da 13ª edição da publicação “Perspectivas para a Agropecuária 2025/26”, recém-divulgada.
A importância da atividade também é observada no mercado interno. Mesmo com aumento de 18% no preço médio, a carne bovina segue como a proteína favorita no prato do brasileiro. Segundo dados da Worldpanel by Numerator, o volume consumido cresceu 9% no primeiro trimestre de 2025, e a penetração nos lares brasileiros chegou a 93% — um avanço de 5,1 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2024.
Tal presença nos lares das famílias brasileiras se traduz no alcance de elevados índices de conhecimento de marcas e/ou de familiaridade junto ao público consumidor. Em estudo conduzido no período de abril a novembro de 2025, a média consolidada do Índice de Conhecimento das empresas selecionadas que participam do estudo junto ao público respondente foi de 60% – o que revela os significativos esforços de awareness das marcas que atuam no segmento como um todo. A familiaridade observada com as marcas participantes do estudo foi de 52% – ou seja, mais da metade dos respondentes caracterizaram estas marcas como familiares.
A competitividade entre as marcas que atuam no segmento pode ser observada pela média consolidada do atributo que obteve a melhor avaliação junto aos consumidores, entre todos os que compõem a modelagem Caliber: Qualidade de Produtos e Serviços, com 84 pontos.
Uma marca (re)conhecida e considerada familiar por parte do consumidor são os pilares determinantes para a investigação da reputação – ativo estratégico cujo monitoramento contínuo nos revela aspectos importantes da dinâmica de construção e manutenção dos vínculos de confiança e admiração de empresas junto a seus consumidores. Entre as marcas participantes de nosso estudo, chama a atenção a disputa acirrada, nota a nota, e as pontuações obtidas em relação às avaliações junto aos consumidores: parte expressiva situada na faixa “muito alta” da escala normativa adotada – acima dos 80 pontos, em uma escala de 0 a 100 pontos.
Nesta primeira edição do Estudo de Reputação Corporativa para o Mercado de Carnes – Brasil, publicado com exclusividade por Meio & Mensagem, seguindo os procedimentos metodológicos adotados, Aurora, Perdigão, Sadia e Friboi ocupam, respectivamente, as quatro primeiras posições do ranking de reputação entre as empresas selecionadas para o estudo, realizado no período de abril a novembro de 2025. Estas marcas podem ser consideradas as líderes em capital reputacional, conforme os parâmetros observados.
Ranking das empresas produtoras de proteína anima – Carnes
Indicador de Confiança e Admiração da Caliber

Fonte: Índice Caliber de Reputação
Entre as dez marcas monitoradas neste estudo inaugural, o indicador-chave de Confiança e Admiração registrou, como média consolidada, 82 pontos (em uma escala de 0 a 100) – pontuação situada na faixa “muito alta” da escala normativa adotada e que demonstra a trajetória bem-sucedida das marcas no estabelecimento e manutenção de vínculos de confiança e admiração junto ao público consumidor.
O resultado da média consolidada do índice de conhecimento das empresas que participaram do estudo junto ao público respondente foi de 60%. Além disso, pouco mais da metade dos respondentes (52%) declararam ter familiaridade com as marcas pesquisadas, o que demonstra a presenta significativa dessas marcas no dia a dia do consumidor.
Confiança e Admiração traduzidos em avaliações bastante positivas para as marcas líderes
As empresas líderes em Confiança e Admiração também ocupam, invariavelmente, posições de destaque quanto aos atributos de marca e de reputação junto aos consumidores.
Indicador de Confiança e Admiração das Top 10 marcas

Fonte: Índice Caliber de Reputação
Atributos ESG: a dimensão Ambiental oferece espaço para um melhor desempenho das empresas
Entre os atributos investigados em nossa modelagem, destaque para os resultados das empresas Frimesa (85 pontos), Aurora e Korin (empatadas em 84 pontos) quanto aos atributos que compõem as dimensões ESG (da sigla em inglês Environment, Social and Governance) – Ambiental, Social e Governança), versus 80 pontos da média consolidada das pontuações das empresas selecionadas para o estudo. Entre tais atributos, Ambiental é, comparativamente, o menos positivo dos três (78 pontos), em um momento em que o consumidor busca por marcas engajadas, responsáveis e alinhadas com os desafios climáticos globais.
Atributos ESG das Top 10 marcas

Fonte: Índice Caliber de Reputação
Metodologia
Para o desenvolvimento do estudo, a Caliber aplicou o método de coleta de dados junto à sociedade brasileira entre 1º de abril e 30 de novembro de 2025. O questionário foi desenvolvido com 17 atributos relacionados a Reputação e Marca – escala de 7 pontos, a partir da Plataforma Digital Real-Time Tracker, de propriedade da Caliber. Foram realizadas, no período citado, 1.650 avaliações, a partir de questionário online, aplicado em todo o território nacional.
*Dario Menezes é diretor executivo da Caliber e professor de branding da FGV e de ESG da Fundação Dom Cabral e Marcos André Costa é consultor associado da Caliber e professor da Escola Aberje de Comunicação