Havaianas mescla passado e futuro com Tradi Zori
Novo shape de sandália tem lançamento global por meio de collab com a grife de streetwear mastermind JAPAN
Havaianas mescla passado e futuro com Tradi Zori
BuscarHavaianas mescla passado e futuro com Tradi Zori
BuscarNovo shape de sandália tem lançamento global por meio de collab com a grife de streetwear mastermind JAPAN
Roseani Rocha
10 de junho de 2020 - 6h00
Inspirada pelo início de sua própria história e pelo clima festivo nipônico que estava tomando conta do mercado internacional até antes de a pandemia da Covid-19 atrapalhar a realização dos Jogos Olímpicos Tokyo 2020, a Alpargatas criou um formato especial de Havaianas, que está chegando ao mercado neste mês de junho – sim, as dúvidas sobre a Olimpíada e, depois, o adiamento para 2021 não mudaram os planos de lançamento e a empolgação da marca com a novidade.
Trata-se de um novo “shape” de sandália, batizado Tradi Zori, justamente porque remete ao modelo de sandália japonesa, feita com palha de arroz – a zori – que deu origem às Havaianas e a seu desenho original, aquele chinelo “tradicional” da marca, em duas cores, que lá nos anos 1990 os surfistas começaram a virar a sola e deram ideia à própria marca de levar a criatividade ao infinito no que dizia respeito a explorar combinações de cores e estampas possíveis. Nos últimos anos, a Alpargatas até fez algumas variações de formato, mas todas muito mais sutis em relação ao que Tradi Zori irá representar agora.
Resgatando a inspiração da zori para o modelo que lançou em 1962, a Havaianas atualiza seu design com a Tradi Zori, que é uma sandália com solado mais largo, base traseira quadrada e tira de tecido. O lançamento, ocorrido no Japão no último dia 3 de junho, trouxe uma parceria da Alpargatas com a mastermind JAPAN, ícone da moda “streetstyle” japonesa. Essa é a primeira de algumas colaborações que serão possíveis para o novo shape. Fernanda Romano, diretora executiva de marketing da Alpargatas, revela que até o final deste ano ainda, deverá haver lançamento de outra collab para o modelo.
Agora, no entanto, o foco é total na Tradi Zori mastermind JAPAN, grife criada em 1997 pelo designer Masaaki Homma, que tem como ícone caveiras estilizadas em diferentes tipos de produto. No Brasil, a sandália será vendida exclusivamente no e-commerce da Guadalupe Store (www.gdlp.com.br), a partir do dia 17 de junho – a loja é considerada “formadora de opinião” e curadora no assunto streetwear no País.
Mesmo com a pandemia, o lançamento, conta Fernanda Romano, foi adiado no máximo em duas semanas e o projeto vinha sendo tocado desde o início do segundo semestre do ano passado. “Quem curte Havaianas para valer, tem que ter uma trad. E a Tradi Zori com a mastermind é a resposta da Havaianas ao sneaker de sola grossa, aos códigos estéticos de streetwear e nos permite falar com um público com o qual não conversávamos”, afirma a executiva, para quem o lançamento do shape Tradi Zori – apoiado na comunicação pela agência Circus, do grupo S4 Capital, de Martin Sorrell – é mais um momento histórico da marca que em 2022 completará 60 anos.
O próprio shape que está sendo lançado tem um posicionamento unissex e além de edições especiais em colaboração terá versões em cinco combinações de cores, remetendo às opções da Havaianas Tradicional. “Cria-se um shape de Havaianas que começa a criar uma nova categoria de Havaianas. A primeira onda é com a mastermind. Depois, a criatividade é o limite”, acrescenta Fernanda.
Embora inspirada na Havaianas hoje mais básica, a Tradi Zori é um produto mais sofisticado e com precificação mais elevada. No caso da collab com a mastermind, por exemplo, o preço é acordado entre as duas marcas e, com edição limitada, a ideia é que seja mais item de colecionador mesmo. Os pares colocados à venda no site da Atmos, uma loja famosa de streetwear de Tokyo foram vendidos em dez minutos. E o planejado para vender no Japão inteiro, em duas horas.
A Tradi Zori fora da collab com a mastermind começa a ser vendida a partir de agosto no e-commerce de Havaianas e também em lojas-conceito da marca, quando estas puderem funcionar, segundo orientações de cada cidade por conta da pandemia (as lojas que devem receber o produto são as da Rua Oscar Freire e shopping Iguatemi, em São Paulo; e da rua Garcia D’Ávila, no Rio de Janeiro). Ações de comunicação, depois de ações de seeding com influenciadores, estão planejadas para julho.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros