Qual foi o impacto do Remessa Conforme para o e-commerce?

Buscar

Qual foi o impacto do Remessa Conforme para o e-commerce?

Buscar
Publicidade

Marketing

Qual foi o impacto do Remessa Conforme para o e-commerce?

Levantamento encomendado pelo Grupo Alibaba indica que 66% dos consumidores brasileiros desistiram de compras internacionais após a inclusão de impostos


5 de fevereiro de 2024 - 13h58

Instituido no ano passado, o Programa Remessa Conforme teve um impacto direto na motivação de compras, conforme indica o Grupo Alibaba. Uma pesquisa encomendada pela gigante chinesa e realizada pela consultoria Plano CDE revela uma taxa de desistência de compras no e-commerce internacional após a implementação de taxas.

remessa conforme

(Crédito: Red Tevarak/ iStock)

O Remessa Conforme é um programa criado pela Receita Federal que dá a isenção de produtos com valor de até US$ 50 para compras feitas em marketplaces participantes do programa.

Os resultados indicam que 66% dos consumidores desistiram de comprar no momento do check-out. Segundo o levantamento, isso se deve à inclusão de impostos.

A pesquisa on-line foi realizada entre 23 de dezembro do ano passado e 09 de janeiro de 2024. Ao todo, foram ouvidas 2.535 pessoas das classes ABCDE de todos os gêneros que realizaram compras on-line nos últimos 12 meses. Há uma margem de erro de 2%, e um intervalo de confiança de 95%.

O impacto foi visto em números. 45% dos consumidores não realizaram a compra em outra loja, seja internacional ou local, após a desistência. Anteriormente, entre novembro e setembro de 2023, 94% dos consumidores haviam comprado via e-commerce – sendo 44% delas em plataformas estrangeiras.

Hábitos de e-commerce

Nesse contexto, 75% do público afirmou se opor ao aumento de tais impostos em plataformas de e-commerce internacionais. Já 90% concordam com a redução da atual alíquota de 92% para produtos acima de US$ 50. Além disso, grande parte da amostra (87%) diz ser mais correto reduzir taxações dos produtos nacionais ao invés de aumentar o imposto dos produtos importados.

Entre as razões que levam ao consumo de plataformas estrangeiras está a indisponibilidade de determinados itens no mercado nacional e a busca por preços mais acessíveis. Os dados indicam que 62% dos participantes entendem que a importação possibilita o consumo, sobretudo daqueles com menos renda. Ademais, 56% comentam que importação dá acesso a produtos diferentes.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas