Itaú Unibanco amplia presença no Chile
União entre Banco Itaú Chile e CorpBanca cria quarto maior banco do país
União entre Banco Itaú Chile e CorpBanca cria quarto maior banco do país
Meio & Mensagem
29 de janeiro de 2014 - 11h06
O Itaú Unibanco confirmou ao mercado a assinatura de um acordo para a união entre a sua subsidiária Banco Itaú Chile (BIC) e o CorpBanca, controlado pelo Corp Group, dando origem ao Itaú CorpBanca. A operação será concretizada por meio de aumento do capital do BIC no valor de US$ 652 milhões a ser realizado pelo Itaú Unibanco ou por uma de suas subsidiárias. O negócio prevê ainda a integração do Itaú BBA Colômbia às operações do Itaú CorpBanca.
Com o negócio, o Itaú Unibanco ocupará a quarta posição no ranking de maiores bancos do Chile em termos de empréstimos e ingressará no mercado colombiano de varejo financeiro através do CorpBanca Colômbia e do Helm Bank. Essas duas bandeiras controladas pelo CorpBanca na Colômbia formam o quinto maior banco local em termos de empréstimos e estão em processo de fusão, ainda dependendo de aprovação regulatória.
A união integra o plano estratégico da instituição financeira brasileira para internacionalizar sua marca e assumir o posto de banco líder da América Latina. Segundo comunicado, o acordo entre Itaú Unibanco e Corp Group criará uma plataforma para crescimento e busca de novas oportunidades de negócios no setor financeiro no Chile, na Colômbia, no Peru e na América Central. O Itaú CorpBanca somará US$ 45 bilhões em ativos e US$ 34 bilhões em créditos concedidos e uma rede de agências com 217 unidades no Chile e 172 na Colômbia.
Itaú BBA
Braço atacadista do Itaú Unibanco, o Itaú BBA irá ampliar sua equipe de funcionários na Colômbia em 25% neste ano para aumentar a receita internacional. A filial colombiana tem cerca de 40 funcionários e há planos de contratar dez pessoas. O objetivo da do escritório é atrair empresas dos Estados Unidos para oferecer serviços de investimentos.
Compartilhe
Veja também
Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age
Ranking mostra a Amazon, pelo terceiro ano consecutivo, na liderança; empresa investiu US$ 20,3 bilhões em compra de mídia em 2023
Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025
As tendências de games foram apresentadas na primeira edição do B2Game, evento realizado pela Cheil Brasil e Xdome Gamer Lab, arena gamer da Allos