TikTok ganha mais 90 dias para encontrar comprador de fora da China
Presidente Donald Trump deu até o mês de setembro para que a rede social regularize sua situação no país; é a terceira vez que prazo é prorrogado

(Crédito: Saulo Ferreira Angelo/Shutterstock)
Como já havia sinalizado nesta semana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concedeu mais 90 dias de prazo para que o TikTok regularize sua situação nos Estados Unidos, por meio da negociação da venda do comando da companhia para uma empresa de fora da China.
A nova decisão foi publicada por Trump em sua própria rede social, a Truth Social, na noite dessa quinta-feira, 19, e dá até 17 de setembro para que a plataforma social encontre um comprador. Caso não cumpra a determinação, teoricamente, a rede social da ByteDance seria banida do território dos Estados Unidos.
Essa é a terceira vez que o governo Trump posterga o prazo para que o TikTok regularize sua situação naquele país.
A determinação de que a rede social da ByteDance passa pelo menos 80% de seu controle para uma empresa de fora da China foi tomada pelo Congresso dos Estados Unidos no ano passado, ainda pelo governo do presidente Joe Biden.
Assim que Trump assumiu a presidência, o primeiro prazo dado pelo Congresso havia terminado e o TikTok chegou a ser banido dos Estados Unidos por cerca de dois dias. Porém, um dos primeiros atos do atual presidente, ao tomar posse, foi estender por mais 75 dias o período para a possível venda da plataforma.
O mesmo prazo de 75 dias foi concedido novamente em abril, que expirou nesta semana, resultando em novo adiamento.