Kantar BrandZ 2024: Itaú é a marca mais valiosa do Brasil
Instituição mantém a liderança por mais um ano; ainda, Brahma, Skol, Claro e Nubank compõem o top 5 entre as 50 mais valiosas
Kantar BrandZ 2024: Itaú é a marca mais valiosa do Brasil
BuscarKantar BrandZ 2024: Itaú é a marca mais valiosa do Brasil
BuscarInstituição mantém a liderança por mais um ano; ainda, Brahma, Skol, Claro e Nubank compõem o top 5 entre as 50 mais valiosas
Giovana Oréfice
13 de março de 2024 - 10h43
A Kantar divulgou na manhã desta quarta-feira, 13, o ranking das 50 marcas mais valiosas do Brasil.
O Kantar BrandZ 2024 colocou, por mais um ano, o Itaú no topo das posições. Entre as razões que o consolidam como líder estão alta demanda e presença em diversos canais, bem como investimento relevante e constante em marketing. A instituição tem um valor de marca de US$ 7,4 bilhões e detém 9% do valor total do do ranking.
O top 5 é composto, ainda, por Brahma (US$ 6,6 bilhões); Skol (US$ 5,8 bilhões); Claro (US$ 5,7 bilhões) e Nubank (US$ 4,5 bilhões), respectivamente. Ao todo, as 50 empresas mais valiosas do País somam US$ 82,8 bilhões em valor de marca.
A metodologia do estudo é baseada na avaliação de dados financeiros das marcas, um critério comum a rankings da Kantar em todos os países onde é realizado. São analisadas empresas locais e de capital aberto. De acordo com Milton Souza, CEO da Kantar Insight, o diferencial da Kantar é trazer a percepção do consumidor avaliando o equity das companhias. O Brasil faz parte do estudo desde 2006.
“Isso é importante porque o equity traz muito uma visão de futuro da marca. Não é só o que ela realizou no período de análise dos dados financeiros, mas tudo o que essa marca está construindo em termos de conexão com consumidores e relacionamentos, que faz com que tenham mais potencial de crescimento do que outras”, disse ao Meio & Mensagem.
Confira o top 10 das empresas que se destacam por sua constante evolução no mercado:
Segundo ele, a permanência de empresas do segmento financeiro não foi uma surpresa. Apesar disso, a subida do Nubank no ranking foi uma novidade, com o equity mostrando uma performance positiva em todos os escopos. Para a Kantar, a presença de outras fintechs no levantamento, como Pagbank, em 46° lugar, e C6 Bank, na 49ª posição, indicam a força da digitalização no meio e como tem acelerado investimentos em tecnologia e marketing.
O Bradesco, avaliado em US$ 4,3 bilhões, apareceu em 6° lugar. O banco caiu três posições em relação ao ranking de 2023. Ainda que não tenham equity tão consolidado, Banco do Brasil e Caixa aparecem na pesquisa no 15° e 22° lugares, respectivamente.
A mesma veia de inovação é vista em bebidas alcoólicas, que ocupam dois lugares no top 5. Marcas como Brahma e Skol têm inovado na percepção dos consumidores, estando entre as que mais investiram na criação de novos produtos, bem como ocasiões e oportunidades de consumo – em que a inovação é essencial para a recorrência dos repertórios. Além disso, se conectam com a identidade brasileira e marcam presença constante mantendo o core das marcas.
“As marcas seguem forte, justamente, porque nunca deixam de lado o pilar da inovação. Elas têm investimento constante em comunicação, em patamares superiroes à concorrência, e estão buscando a diferenciação, conexão emocional com o consumidor”, endossa Souza.
Entre os atributos levados em consideração em brand equity para a avaliação estão três principais pilares: alta saliência, siginificação e vistas como diferenciadas no mercado.
Em 2024, a Kantar incluiu, entre as 27 categorias, plataformas de tecnologia e serviços ao consumidor. No top 50 do Brasil, entram a Localiza (US$ 3,05 bilhões), que já estreou em 8° lugar; Movida, em 33°; e Unidas, na 21ª posição.
Ademais, estrearam no ranking a Sulamérica (19° lugar, US$ 1,2 bilhões); Rede Itaú (27ª posição, US$ 1 bilhão); Havaianas (35ª posição e US$ 711 milhões) e Leão (44° lugar e US$ 377 milhões), bem como C6 e PagBank, mencionados anteriormente.
À medida em que a Kantar se aprofunda nas análises de dados, existem quatro fatores que tangibilizam ações de marketing. Segundo o CEO, são eles a exposição, ou seja, o quanto a marca é fácil de ser encontrada, boa memória de comunicação; comodidade; função e experiência. Milton explica que, ainda que os três primeiros tenham apresentado bons resultados nas top 50, a experiência ainda é um atributo com potencial para exploração.
Ainda, a comunicação tem o poder de disseminar ações ESG. A Kantar tem estudado a agenda como derivada das análises a partir da percepção dos consumidores. Além da responsabilidade socioambiental, a companhia identificou outros dois componentes importantes a serem evoluídos entre as marcas: bom tratamento dos funcionários e manter um bom relacionamento junto a fornecedores.
Nesse quesito, a Natura ocupa a liderança.
Compartilhe
Veja também
Quais presentes as crianças querem ganhar no Natal?
Pesquisa da Kids Corp. mapeou as diferenças entre os desejos dos pequenos de diferentes faixas etárias
Largo da Batata Ruffles: marca quer transformar espaço em área de cultura
Com foco em melhorar o Largo da Batata, a marca de batata chips da PepsiCo assina contrato de dois anos que prevê revitalização e zeladoria do espaço