Marketing

Marketplaces promovem parcerias para Black Friday

Americanas e Magalu fecham parcerias para fortalecer suas operações, assim como fizeram Casas Bahia e Mercado Livre

i 18 de novembro de 2025 - 17h40

Americanas e Magalu e Casas Bahia e Mercado Livre firmam acordos para a Black Friday 2025 (Crédito: Reprodução)

Americanas e Magalu e Casas Bahia e Mercado Livre firmam acordos para a Black Friday 2025 (Crédito: Reprodução)

Nesta terça-feira, 18, Americanas e Magalu anunciaram novos modelos de cooperação que integram estoques, canais de venda e operações omnichannel para a Black Friday.

A partir de agora, a Americanas passa a vender no marketplace do Magalu, enquanto, nas próximas semanas, os produtos de estoque próprio do Magazine Luiza serão incorporados ao e-commerce da Americanas.

Segundo Fernando Soares, CEO da Americanas, em comunicado, a parceria nasce “da complementaridade das operações e da força de duas marcas reconhecidas e amadas”.

Para Frederico Trajano, CEO do Magalu, a atuação conjunta também fortalece a estratégia omnichannel, integrando lojas físicas da Americanas ao marketplace do Magalu por meio da modalidade ship from store (um modelo logístico em que o pedido feito online é separado e enviado diretamente de uma loja física, e não de um centro de distribuição).

O projeto começa com 50 lojas da Americanas, em 15 capitais, habilitadas para entrega a partir da loja. A expectativa é expandir para todas as unidades com capacidade para essa estratégia até dezembro.

Em 2024 o Magalu já havia fechado acordo com o AliExpress, permitindo a venda de produtos da varejista brasileira na plataforma internacional, parceria inicialmente voltada para o fluxo geral de vendas, e não especificamente para a Black Friday.

Casas Bahia e Mercado Livre

Também mirando o período promocional, Casas Bahia e Mercado Livre firmaram uma parceria para a venda de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis.

O acordo, que começou a valer em novembro, estabelece o Mercado Livre como principal marketplace para produtos dessas categorias do Grupo Casas Bahia.

O CEO da companhia, Renato Franklin, afirmou, ao anunciar a parceria, que a aliança marca “um novo capítulo no e-commerce brasileiro”, ao ampliar o acesso e a eficiência da operação e impulsionar o ganho de market share. A expansão do portfólio será gradual.

Paralelamente, o Mercado Livre amplia sua presença no ecossistema digital com a entrada no YouTube Shopping, em parceria com o YouTube e ao lado da Shopee.

A iniciativa permite que creators marquem produtos dos marketplaces em vídeos, lives e shorts. Globalmente, mais de 500 mil criadores já estão afiliados ao programa, segundo o YouTube.