Marketplaces promovem parcerias para Black Friday
Americanas e Magalu fecham parcerias para fortalecer suas operações, assim como fizeram Casas Bahia e Mercado Livre

Americanas e Magalu e Casas Bahia e Mercado Livre firmam acordos para a Black Friday 2025 (Crédito: Reprodução)
Nesta terça-feira, 18, Americanas e Magalu anunciaram novos modelos de cooperação que integram estoques, canais de venda e operações omnichannel para a Black Friday.
A partir de agora, a Americanas passa a vender no marketplace do Magalu, enquanto, nas próximas semanas, os produtos de estoque próprio do Magazine Luiza serão incorporados ao e-commerce da Americanas.
Segundo Fernando Soares, CEO da Americanas, em comunicado, a parceria nasce “da complementaridade das operações e da força de duas marcas reconhecidas e amadas”.
Para Frederico Trajano, CEO do Magalu, a atuação conjunta também fortalece a estratégia omnichannel, integrando lojas físicas da Americanas ao marketplace do Magalu por meio da modalidade ship from store (um modelo logístico em que o pedido feito online é separado e enviado diretamente de uma loja física, e não de um centro de distribuição).
O projeto começa com 50 lojas da Americanas, em 15 capitais, habilitadas para entrega a partir da loja. A expectativa é expandir para todas as unidades com capacidade para essa estratégia até dezembro.
Em 2024 o Magalu já havia fechado acordo com o AliExpress, permitindo a venda de produtos da varejista brasileira na plataforma internacional, parceria inicialmente voltada para o fluxo geral de vendas, e não especificamente para a Black Friday.
Casas Bahia e Mercado Livre
Também mirando o período promocional, Casas Bahia e Mercado Livre firmaram uma parceria para a venda de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis.
O acordo, que começou a valer em novembro, estabelece o Mercado Livre como principal marketplace para produtos dessas categorias do Grupo Casas Bahia.
O CEO da companhia, Renato Franklin, afirmou, ao anunciar a parceria, que a aliança marca “um novo capítulo no e-commerce brasileiro”, ao ampliar o acesso e a eficiência da operação e impulsionar o ganho de market share. A expansão do portfólio será gradual.
A iniciativa permite que creators marquem produtos dos marketplaces em vídeos, lives e shorts. Globalmente, mais de 500 mil criadores já estão afiliados ao programa, segundo o YouTube.