Minancora muda marca para se equilibrar entre tradição e inovação
Presente no mercado há mais de 100 anos, marca de beleza faz alterações em sua identidade visual pela primeira vez
Minancora muda marca para se equilibrar entre tradição e inovação
BuscarMinancora muda marca para se equilibrar entre tradição e inovação
BuscarPresente no mercado há mais de 100 anos, marca de beleza faz alterações em sua identidade visual pela primeira vez
Bárbara Sacchitiello
6 de fevereiro de 2024 - 16h19
Com quase 109 anos de presença no mercado, a Minancora nunca havia feito qualquer alteração em sua identidade visual. A deusa Minerva, representada na embalagem e posicionada ao lado de uma âncora, sempre foi a escolha da marca de beleza para se posicionar em um cenário que foi se tornando cada vez mais competitivo ao longo dos anos.
Neste início de 2024, no entanto, a forma como a marca se apresenta um público mudou um pouco. Pela primeira vez ao longo de toda a sua existência, a Minancora renovou sua identidade visual. A deusa Minerva foi projetada para transmitir uma postura mais confiante e empoderada enquanto a grafia procurou destacar o nome da marca, que ainda vê na tradição seu principal elemento de diferenciação.
“A marca se destaca pela sua tradição de mais de 100 anos, mantendo-se fiel à sua fórmula original ao longo dos anos, enquanto continua a inovar para atender às necessidades em constante mudança dos consumidores”, resume Lourdes Maria Duarte, Gestora Presidente da Minâncora.
Segundo a executiva, houve diversos motivos para que a empresa demorasse mais de 100 anos para alterar sua identidade visual. O primeiro é o próprio senso de identidade e tradição, que tornava a marca visualmente bem conhecida dos consumidores.
“Além disso, a marca estava preocupada em não afastar seus consumidores fieis com uma mudança radical. A identidade visual era simples e fácil de reconhecer, o que facilitava a identificação dos produtos da marca”, pontua a gestora.
Neste ano, porém, a empresa sentiu que era um momento favorável para se modernizar e tentar se adaptar às novas tendências. “A empresa Minancora também acredita que a mudança pode ajudá-la a atrair novos consumidores, especialmente os jovens”, pontua a porta-voz.
Em relação ao posicionamento, a gestora-presidente conta que a Minancora segue se baseando em três pilares: tradição, eficácia e acessibilidade. Ao longo dos últimos 100 anos, a área de beleza e cosméticos passou por uma série de mudanças significativas, com o desenvolvimento de tecnologias e chegada de novos ingredientes, diz Lourdes.
“Nesse contexto, a Minancora vê seu papel como o de uma marca tradicional e eficaz, que se adapta às novas tendências. Tradição é um valor importante, mas também é preciso inovar para atender às necessidades em constante mudança dos consumidores”, comenta.
Atualmente, no portfólio, além da pomada que originou a marca, Minancora também conta com produtos como sabonete em gel, creme antissinais e sabonete anti-acne.
Atualmente, boa parte das estratégias de marketing e comunicação da marca são ancoradas nas redes sociais. A porta-voz cita que esses canais permitem uma conexão com o público de forma mais pessoal e autêntica.
Foi pelo perfil do Instagram, por exemplo, que a empresa reforçou aos consumidores as alterações na identidade visual.
Além disso, a gestora-presidente conta que a Minancora vem investindo em marketing de conteúdo para atender eventuais dúvidas dos consumidores sobre seus produtos.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros