Natura quer falar diretamente com startups
Multinacional brasileira cria plataforma para diálogo direto com esse perfil de empresas
Multinacional brasileira cria plataforma para diálogo direto com esse perfil de empresas
Roseani Rocha
13 de maio de 2016 - 11h29
A Natura colocou no ar nesta sexta-feira, 13, uma plataforma online cujo objetivo é permitir diálogo direto entre a companhia e as mais de 4.100 startups registradas no Brasil. Nomeada Natura Startups, a plataforma quer aproximar da multinacional brasileira de beleza os empreendedores inovadores com objetivo de gerar novos projetos, processos e produtos. O programa está sendo apresentado no Natura Innovation Day, que ocorre hoje, das 9 h às 12 h, na sede da companhia, em Cajamar (SP), assim como os resultados obtidos no #HackatonEkos, realizado na Amazônia, no fim do ano passado. O encontro também terá representantes da Coca-Cola, Itaú Unibanco, Instituto InnovAction, Senai e Natura, num debate sobre empreendedorismo e inovação.
O Natura Startups pretende identificar startups e conectar essas empresas às oportunidades de projetos internos da empresa. Contanto, claro, que as ideias dessas startups tenham afinidade com as propostas de valor da Natura, gerando inovações que aumentem o bem-estar dos consumidores da marca. Entre as áreas de interesse destacadas na plataforma online do programa estão: embalagens e formas de aplicação que possibilitem experiências diferenciadas ao consumidor; tecnologias que ampliem a experiência de bem-estar dos consumidores com produtos e serviços Natura; tecnologias verdes e materiais de embalagem com menor impacto ambiental; novos ingredientes cosméticos e ativos da biodiversidade brasileira; tecnologias em formulações cosméticos como emulsões, tensoativos, proteção solar, óleos e emolientes.
O projeto do Natura Startups começou em 2014, quando a empresa fez uma pesquisa País afora em busca de empreendedores inovadores, por meio de contatos com aceleradores, parques tecnológicos, consultorias de inovação e fundos de investimento. Dezesseis startups foram selecionadas e entrevistadas pela área de Inovação Aberta da Natura e participaram de um showcase. Depois disso, ano passado, houve uma etapa de prospecção de novos parceiros realizada em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Nesse trabalho foram recebidas 146 propostas, das quais 114 tinham sintonia coma Natura e 64 foram aprovadas em uma primeira fase. Atualmente, 33 statups trabalham com a companhia e 13 já estão desenvolvendo projetos em conjunto.
Agora, com o Natura Startups, a empresa abre um canal permanente de contato com startups, que encontram no site um passo-a-passo sobre como enviar suas propostas.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros