Novo EcoSport define perfis dos consumidores
Ford lança SUV compacto global para quatro tipos diferentes de público
Depois de criar o segmento de SUVs compactos no Brasil, em 2003, com o lançamento do EcoSport, a Ford dá um salto qualitativo e aposta no primeira plataforma global desenvolvida pela empresa no Brasil: o Novo EcoSport. O utilitário esportivo inicialmente fabricado em Camaçari, na Bahia, também será produzido na China, na Índia e na Tailândia para venda em mais de 100 mercados globais.
Lançado oficialmente no final de semana, em Natal (RN), o modelo e suas versões foram desenvolvidos para satisfazer os desejos de perfis diferentes de consumidor, segundo executivos da empresa. O design e motores são os mesmos, o que muda são os tipos de equipamentos e tecnologia em cada carro.
Foram definidos quatro tipos de clientes da linha – aspiracional, aventureiro, inovador e sofisticado – que deram origem às versões S, SE, FreeStyle e Titanium. As motorizações são 1.6 e 2.0.
Segundo Oswaldo Ramos, gerente geral de marketing da Ford Brasil, o cliente aspiracional é aquele que vem de outros carros compactos para o seu primeiro SUV. Para ele foi desenvolvida uma versão de entrada, com preço a partir de R$ 53.490, equipada com diversos itens de segurança e tecnologia de série.
O chamado aventureiro é um consumidor que já tem experiência no segmento e busca valor agregado, além de um visual que combine com seu modo de ser esportivo. Para ele, a Ford aposta na versão SE, com equipamentos adicionais como vidros elétricos traseiros, faróis de neblina, rack de teto e rodas estilizadas.
Para o consumidor inovador ou “early adopter”, a versão FreeStyle traz itens de aparência diferenciados e novidades tecnológicas, como sistema de comando de voz, sensor de estacionamento e computador de bordo.
Já para o cliente sofisticado, que procura performance, tecnologia e alto padrão de acabamento, a opção é a linha Titanium, com motor 2.0, ar-condicionado digital, botão de partida sem chave, sensor de chuva, entre outros itens. Nesta versão o preço já salta para R$ 70.190. “Em outubro, no Salão do Automóvel, vamos apresentar o modelo com câmbio automático e depois a versão 4WD (tração integral)”, conta Ramos.
A montadora não fala em expectativa de vendas do Novo EcoSport, mas a aposta da empresa é grande no SUV compacto global, que chega com a missão de recuperar a liderança da Ford no segmento – perdida no primeiro semestre para o Duster, da Renault. O utilitário chega às revendas em setembro.
Leia matéria completa sobre o mercado de SUVs compactos e o Novo EcoSport na edição impressa 1521 do jornal Meio&Mensagem.
*A jornalista viajou a convite da Ford