Marketing
Os gols de Neymar para a marca PSG
Pouco mais de três meses após ter trocado o Barcelona pelo time francês, jogador brasileiro já impactou vendas, redes sociais e reputação do clube
Pouco mais de três meses após ter trocado o Barcelona pelo time francês, jogador brasileiro já impactou vendas, redes sociais e reputação do clube
Luiz Gustavo Pacete
9 de novembro de 2017 - 8h37
A seleção brasileira já se encontra em Paris para os próximos amistosos contra o Japão e a Inglaterra. Nestas condições, o jogador Neymar, que em agosto trocou o Barcelona pelo Paris Saint Germain, não poderia estar mais à vontade, já que está literalmente em casa. Futebol à parte, essa mesma sensação de Neymar se aplica ao que ele vem proporcionando ao clube francês em termos de movimentação de negócios.
Os cerca de R$ 820 milhões que o clube pagou pelo jogador já começam a valer o investimento tendo em vista o volume de negócios que Neymar vem gerando. O que levou ao clube, inclusive, a investir em novos projetos de mídias digitais. Na tarde desta terça-feira, 7, o PSG confirmou a contratação de Russell Stopford, executivo britânico que vai liderar a área de digital do clube. Stopford, que estava há um ano no Barcelona, também tem passagens pelo Manchester City e o Perform Group, empresa global de mídia esportiva. “Ele vai liderar o desenvolvimento e a estratégia do clube em todas as plataformas digitais com o objetivo de melhorar e aumentar o conteúdo para uma audiência global”, comunicou o clube em nota.
O principal desafio de Stopford será de potencializar os efeitos que Neymar já causou nas redes sociais do clube. Apenas no mês de sua contratação, Neymar contribuiu para que o clube conquistasse cinco milhões de novos seguidores no Twitter e nove milhões no Instagram. O clube francês possui 5,7 milhões de seguidores no Twitter e 10,3 milhões de seguidores no Instagram. Ainda assim, está distante do Real Madrid que tem mais de 25 milhões de seguidores no Twitter e 53,6 milhões no Instagram.
Neymar no PSG é boa notícia para marcas
Além da repercussão digital, a chegada do craque teve um efeito prático nos negócios. A megastore do PSG na Avenida Champs-Elysées foi palco de dezenas de filas de torcedores em busca da camisa com o nome do jogador. O movimento nas lojas do clube desde a chegada de Neymar cresceu 75%. Se o ritmo de vendas da camiseta continuar assim, o PSG pode chegar à média de quatro mil exemplares vendidos por dia, patamar semelhante ao do Manchester United, do Barcelona e do Real Madrid.
No início desta semana, Neymar também ajudou a ampliar a audiência e a receita do ePlayer, ferramenta de distribuição de conteúdo da Perform Group. Em setembro de 2016, quando o jogador ainda era do Barcelona, o número de visualizações do ePlayer com lances, entrevistas e bastidores da Ligue 1, o campeonato francês, ficou em 65 mil. Um ano depois, com o jogador já no novo time, a plataforma registrou 1,5 milhão de visualizações, alta de 2.220%.
No Brasil, a audiência do campeonato francês subiu 480% desde que o craque passou a jogar pelo clube, segundo a Kantar Ibope. Gaston Krause, diretor de novos negócios do Grupo Meltex, empresa especializada em gestão e licenciamento de marcas na área esportiva, vê para a marca PSG uma nova fase do ponto de vista de negócios com a chegada de Neymar, sobretudo, com a aproximação ao Brasil. “Percebemos que o crescimento da marca é notável já de algum tempo, não apenas por conta da ida de inúmeros atletas brasileiros, mas principalmente pelo trabalho consistente nos últimos anos”, diz Krause.
De acordo com o último ranking da revista France Football, divulgado em dezembro do ano passado, Neymar é o jogador mais valioso do mundo avaliado em 250 milhões de euros, cerca de R$ 929 milhões. Um estudo do Central Internacional dos Estudos do Esporte, divulgado em junho, colocou o brasileiro como o com maior potencial de valor por sua idade, potencial, mercado e clube equivalente a R$ 761 milhões.
Compartilhe
Veja também
O Boticário faz camarote para Madonna na casa de Narcisa
Marca irá promover linha de produtos Casa 214 em experiência para cinco fãs da marca no apartamento de Narcisa Tamborindeguy
Efeito Madonna: os impactos da vinda da artista para marcas e negócios
Prefeitura do Rio de Janeiro espera movimentar milhões, o show com transmissão ao vivo na televisão e streaming movimentou as marcas na criação produtos inéditos