Os gols de Neymar para a marca PSG
Pouco mais de três meses após ter trocado o Barcelona pelo time francês, jogador brasileiro já impactou vendas, redes sociais e reputação do clube
Pouco mais de três meses após ter trocado o Barcelona pelo time francês, jogador brasileiro já impactou vendas, redes sociais e reputação do clube
Luiz Gustavo Pacete
9 de novembro de 2017 - 8h37
A seleção brasileira já se encontra em Paris para os próximos amistosos contra o Japão e a Inglaterra. Nestas condições, o jogador Neymar, que em agosto trocou o Barcelona pelo Paris Saint Germain, não poderia estar mais à vontade, já que está literalmente em casa. Futebol à parte, essa mesma sensação de Neymar se aplica ao que ele vem proporcionando ao clube francês em termos de movimentação de negócios.
Os cerca de R$ 820 milhões que o clube pagou pelo jogador já começam a valer o investimento tendo em vista o volume de negócios que Neymar vem gerando. O que levou ao clube, inclusive, a investir em novos projetos de mídias digitais. Na tarde desta terça-feira, 7, o PSG confirmou a contratação de Russell Stopford, executivo britânico que vai liderar a área de digital do clube. Stopford, que estava há um ano no Barcelona, também tem passagens pelo Manchester City e o Perform Group, empresa global de mídia esportiva. “Ele vai liderar o desenvolvimento e a estratégia do clube em todas as plataformas digitais com o objetivo de melhorar e aumentar o conteúdo para uma audiência global”, comunicou o clube em nota.
O principal desafio de Stopford será de potencializar os efeitos que Neymar já causou nas redes sociais do clube. Apenas no mês de sua contratação, Neymar contribuiu para que o clube conquistasse cinco milhões de novos seguidores no Twitter e nove milhões no Instagram. O clube francês possui 5,7 milhões de seguidores no Twitter e 10,3 milhões de seguidores no Instagram. Ainda assim, está distante do Real Madrid que tem mais de 25 milhões de seguidores no Twitter e 53,6 milhões no Instagram.
Neymar no PSG é boa notícia para marcas
Além da repercussão digital, a chegada do craque teve um efeito prático nos negócios. A megastore do PSG na Avenida Champs-Elysées foi palco de dezenas de filas de torcedores em busca da camisa com o nome do jogador. O movimento nas lojas do clube desde a chegada de Neymar cresceu 75%. Se o ritmo de vendas da camiseta continuar assim, o PSG pode chegar à média de quatro mil exemplares vendidos por dia, patamar semelhante ao do Manchester United, do Barcelona e do Real Madrid.
No início desta semana, Neymar também ajudou a ampliar a audiência e a receita do ePlayer, ferramenta de distribuição de conteúdo da Perform Group. Em setembro de 2016, quando o jogador ainda era do Barcelona, o número de visualizações do ePlayer com lances, entrevistas e bastidores da Ligue 1, o campeonato francês, ficou em 65 mil. Um ano depois, com o jogador já no novo time, a plataforma registrou 1,5 milhão de visualizações, alta de 2.220%.
No Brasil, a audiência do campeonato francês subiu 480% desde que o craque passou a jogar pelo clube, segundo a Kantar Ibope. Gaston Krause, diretor de novos negócios do Grupo Meltex, empresa especializada em gestão e licenciamento de marcas na área esportiva, vê para a marca PSG uma nova fase do ponto de vista de negócios com a chegada de Neymar, sobretudo, com a aproximação ao Brasil. “Percebemos que o crescimento da marca é notável já de algum tempo, não apenas por conta da ida de inúmeros atletas brasileiros, mas principalmente pelo trabalho consistente nos últimos anos”, diz Krause.
De acordo com o último ranking da revista France Football, divulgado em dezembro do ano passado, Neymar é o jogador mais valioso do mundo avaliado em 250 milhões de euros, cerca de R$ 929 milhões. Um estudo do Central Internacional dos Estudos do Esporte, divulgado em junho, colocou o brasileiro como o com maior potencial de valor por sua idade, potencial, mercado e clube equivalente a R$ 761 milhões.
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