Assinar

Corinthians e Flamengo podem dominar o futebol brasileiro?

Buscar

Corinthians e Flamengo podem dominar o futebol brasileiro?

Buscar
Publicidade
Ponto de vista

Corinthians e Flamengo podem dominar o futebol brasileiro?


31 de janeiro de 2014 - 11h14

O Brasil atualmente vive uma discussão sobre o risco de Corinthians e Flamengo, com seus direitos de TV diferenciados, desequilibrarem as forças em nossas competições. Acabo de finalizar um estudo tratando do tema, a Espanholização do futebol brasileiro.

Barcelona e Real Madrid, os dois principais clubes da Espanha, representam 56% das receitas da Liga Espanhola. Atualmente no Brasil, Corinthians e Flamengo representam 20% entre 20 times. Na Inglaterra, o índice da dupla que mais fatura sobre o total gerado pela liga é 25%, enquanto que na Itália é 27% e, na Alemanha, 30%.

No Brasil, muitos clubes têm boa geração de receitas além da TV e grande investimento no futebol base. Esse é um diferencial do nosso mercado.

O Valência, terceiro colocado em receitas da Espanha, fatura quatro vezes menos que o líder Real Madrid. No Brasil, a diferença do Corinthians para o São Paulo é de 1,2 vezes e, para o Internacional, 1,3 vezes, os outros dois clubes que mais faturam aqui.

Para que Corinthians e Flamengo apresentassem o mesmo índice de concentração de Real Madrid e Barcelona em 2012, cada um teria que gerar R$ 800 milhões em receitas por ano. A receita de alvinegros e rubros foi de R$ 359 milhões e R$ 212 milhões, respectivamente.

Assim estamos muito distantes da realidade espanhola.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cimed amplia collab com Fini e lança gel dental e enxaguante bucal

    Cimed amplia collab com Fini e lança gel dental e enxaguante bucal

    Já foram vendidas 7 milhões de unidades dos produtos para o varejo farmacêutico e projeção é chegar a 100 milhões em 2025, com faturamento de R$ 1 bilhão

  • Avon amplia pontos de venda e reforça atuação omnichannel

    Avon amplia pontos de venda e reforça atuação omnichannel

    Marca abre sua loja própria no Mercado Livre, chega à rede Bel Cosméticos e expande parceria com a Soneda