Mídia

Creators e marcas: alguns números do TikTok Shop no Brasil

Em quatro meses, receita média diária do e-commerce cresceu 26 vezes, segundo dados da plataforma

i 4 de novembro de 2025 - 15h06

Nesta terça-feira, 4, o TikTok abriu as portas para a imprensa, em evento realizado em São Paulo, para divulgar números e cases do TikTok Shop no Brasil.

A plataforma de commerce do aplicativo da ByteDance desembarcou no País em maio e, 5 meses depois, vê um aumento na quantidade de receita e parceiros, entre vendedores e criadores de conteúdo.

tiktok shop

(Crédito: Azulblue/Shutterstock)

A receita média diária (GMV, sigla para Gross Merchandise Value) foi 26 vezes maior no compilado de setembro em comparação com a média diária do mês de estreia da funcionalidade. A empresa ainda diz ter registrado crescimento de 11 vezes no número de vendedores, com vendas mensais nos primeiros quatro meses, enquanto a quantidade de creators desde o lançamento do TikTok Shop subiu 12 vezes no mesmo período.

Christian Baines, líder de comunicação de TikTok Shop na América Latina, salientou o caráter de descoberta da rede de vídeos curtos, o que converge para a ferramenta de compras na era do commerce por descobrimento. Dados de pesquisa realizada pela Ipsos indicam que 81% dos usuários afirmam descobrir novos tópicos no TikTok.

A plataforma conta com check out nativo e reúne todas as modalidades de pagamento do e-commerce. O TikTok também se encarrega da logística junto a empresas parceiras a fim de garantir uma boa experiência ao usuário do começo ao fim, indica Gustavo Mondo, líder de Casa e Decoração do TikTok Shop no Brasil. “Criamos o ambiente necessário para que esses encontros aconteçam para pequenas, grandes e médias marcas”, disse.

O TikTok Shop se prepara para viver sua primeira Black Friday no Brasil. Dividida em três fases, a primeira delas teve início na última sexta-feira, 31, e vai até a próxima terça-feira, 11. Na sequência, a empresa inaugura os dias de categoria – dois a três dias de desconto dedicados a categorias específicas, como beleza e saúde, moda, decoração e eletrônicos.

A partir de 19 de novembro, a terceira fase entra, de fato, na Black Friday. Até o dia 1° de dezembro, o TikTok oferece o desconto máximo de 30%, e o vendedor e a marca podem adicionar descontos adicionais para ofertas cumulativas. O requisito, segundo Mondo, é que garantam o preço menor dos últimos 30 dias para garantir desconto autêntico para a entrada na campanha da data promocional, com capacidade de estoque para atender a demanda.

Presença das marcas no TikTok Shop

A coletiva de imprensa contou com representantes de marcas e criadores de conteúdo que encontraram novas formas de fazer negócios no TikTok Shop. A Granado foi a primeira a firmar parceria com a equipe da plataforma para promover um Super Brand Day (SBD), ativação com duração de múltiplos dias, mirando visibilidade, engajamento e vendas. A ação teve quase 300 mil telespectadores e mais de 18 mil produtos vendidos por meio de ofertas exclusivas, um dos principais atrativos da plataforma.

De acordo com André Secco, representante de digital channels na Granado, a primeira experiência com o SBD aconteceu sob um modelo de baixo custo e, consequentemente, risco, com as ativações em escritórios e lojas próprias da marca. Na ocasião, a Granado recebeu 50% do público foi de novos clientes.

O executivo salientou também o envolvimento do backstage da empresa no processo, com a gerência de produtos, por exemplo, protagonizando lives e gerando maior aproximação com os consumidores.

Também presentes na coletiva, os vendedores Diogo Bottino, creator da plataforma, e representante da loja Vittare Home, salientaram o caráter de democratização e alcance da plataforma para atrair compradores. De forma geral, defenderam, a atração de consumidores ocorre por indicação, conveniência e a partir de compras não planejadas.

Baines alertou para o falso estigma do público unicamente jovem do TikTok, com grupos de consumidores que variam de acordo com a loja e categoria. O TikTok Shop está disponível para usuários acima dos 18 anos. A idade para a entrada na rede social é de 13 anos.

Em relação a categorias emergentes, o líder de casa e decoração aponta que a plataforma estuda novas categorias, o que inclui a identificação dos vendedores e criadores com maior referência em cada nicho e o convite para um período de testes até a expansão efetiva da categoria na plataforma.

“E as diferentes categorias têm diferentes requisitos também. Alimentos e bebidas tem requisitos da Anvisa, por exemplo. Então, cada categoria exige a sua licença e seu certificado. Temos um time que faz esse filtro e moderação”, corroborou Baines.