Amir Somoggi
11 de maio de 2012 - 2h29
Os clubes brasileiiros publicaram seus balanços referentes a 2011. Em breve publicarei um post analisando os dados financeiros dos maiores clubes brasileiros, resultado de um estudo que estamos finalizando na BDO.
Nesse post vou apresentar os dados do Sâo Paulo FC com o estádio do Morumbi.
Em 2011, o São Paulo FC gerou receitas de R$ 226,1 milhões, sendo que deste total R$ 59,6 milhões, ou 26% do total foram gerados com a exploração comercial do estádio do Morumbi. Isso representa uma evolução de 454% em nove anos.
Nesse valor total estão inclusas as receitas de bilheteria, camarotes, cadeiras cativas, aluguel para shows, publicidade no estádio e outras receitas.
Essas foram as receitas geradas pelo clube com o Morumbi e o crescimento nos úlltimos nove anos.
RECEITAS DO SÃO PAULO F.C. COM O MORUMBI
Camarotes e Cadeiras Cativas – R$ 20,6 milhões (+1.176%)
Bilheteria – R$ 18,2 milhões (+187%)
Aluguéis – R$ 11,8 milhões (+1.231%)
Publicidade – R$ 3,6 milhões (+246%)
Outras Receitas – R$ 5,3 milhões (+505%)
Enquanto há clubes sonhando em ampliar o faturamento com novos estádios, o São Paulo FC mostra que está anos à frente dos demais. Seguramente o clube do Morumbi tem muito a ensinar para todos esses clubes que um dia vão tentar ampliar receitas com seus novos estádios.
Isso se conseguirem, visto que, excluindo o Atlético-PR, todos os demais têm que esperar primeiro as empreiteiras lucrarem. Nenhum clube brasileiro gera tantos recursos com seu estádio como o São Paulo.
E esse volume poderia ser ainda maior, caso o clube ampliasse o público médio de seus jogos.
Por isso acredito que qualquer novo projeto de novas arenas no Brasil deve compreender como o São Paulo conseguiu ao longo dos anos desenvolver as receitas com um estádio no Brasil.
Amir Somoggi é diretor de consultoria em gestão esportiva da BDO
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