Cinco previsões para o marketing em 2023, segundo a Gartner
Previsões de marketing da consultoria para 2023 abordam inteligência artificial, privacidade e outros aspectos que deverão receber atenção de CMOs
Cinco previsões para o marketing em 2023, segundo a Gartner
BuscarCinco previsões para o marketing em 2023, segundo a Gartner
BuscarPrevisões de marketing da consultoria para 2023 abordam inteligência artificial, privacidade e outros aspectos que deverão receber atenção de CMOs
Com a chegada de um novo ano, novos desafios surgem para os próximos 12 meses. A Gartner delineou cinco previsões que deverão moldar a tomada de decisões dos chief marketing officers ao longo de 2023, a fim de fortalecer a confiança dos líderes de negócios.
Combate à desinformação, atenção a tecnologias ascendentes e coleta segura de dados primários estão entre algumas das apostas da consultoria para este ano. Confira:
Com a onda de materiais falsos e desinformação, torna-se cada vez mais necessário o gerenciamento proativo de reputação a partir da verificação de conteúdo. Um dos contribuintes do aumento do volume de temas, assuntos e postagens que as marcas deverão monitorar se deve à proliferação da inteligência artificial (IA) generativa. A tecnologia gera novos artefatos realistas – como vídeos, falas e design de produtos – que refletem as características de recursos já existentes, sem repetição.
Ainda que a IA possa ser um dos causadores do alto volume, analistas da companhia acreditam também que ela poderá ser a solução para o combate à desinformação. De acordo com pesquisas da Gartner, até 2027, 80% dos líderes de marketing estabelecerão uma função para comprovar a autenticidade de conteúdos com o objetivo de combater desinformação e materiais falsos.
Ainda que usada muitas vezes para o bem, a aplicação da inteligência artificial pode ter fins maliciosos. O relatório das previsões de marketing para 2023 mostra que, nos próximos dois anos, 70% dos diretores identificarão a responsabilidade pela IA ética no marketing entre suas principais preocupações.
O tópico ganha relevância com ações como a Lei da Inteligência Artificial da União Europeia ou a Declaração de Direitos da Inteligência Artificial dos Estados Unidos, que guiam as empresas no uso da tecnologia. Do mesmo modo, marcas já foram criticadas por usar a IA para influenciar consumidores de maneiras antiéticas.
À medida que crescem os estímulos de atenção dos consumidores, menos eficaz a publicidade digital se mostra. Dados da Garner mostram que, até o próximo ano, 85% dos consumidores com renda familiar acima de US$ 120 mil pagarão por assinaturas de entretenimento, software, hardware e outros que evitem a publicidade.
Dessa maneira, cresce a necessidade de alternativas, como o entretenimento. Espera-se que até 2024, 70% das marcas redistribuam pelo menos 10% dos orçamentos de mídia para produtos com conteúdo de entretenimento. A fuga de padrões tradicionais de anúncios digitais já pode ser vista na inserção de publicidade em serviços de streaming, como Netflix e Disney+.
Para que a coleta de dados de maneira segura e seguindo os padrões da lei seja feita, diversos setores podem se beneficiar da criação de programas de fidelidade. A consultoria aponta que, neste ano, as empresas B2B e B2C aumentarão seus investimentos em programas de fidelidade como uma porcentagem de seu orçamento total de marketing.
Ações como esta costumam ter maiores taxas de abertura de e-mail marketing. Dessa forma, temos a retenção da carteira e crescimento entre os segmentos de clientes de alta prioridade. Anteriormente, no ano passado, 36% das 1.068 marcas analisadas já tinham um programa de fidelidade.
Conforme indica a projeção de analistas, a IA nos negócios deve continuar a refinar processos de operações de marketing para gerar respostas mais ágeis e baseadas em dados. Assim, resulta na redução de atritos e eliminação da redundância.
A partir daí, os profissionais de marketing poderão direcionar orçamentos e capital para tornar a organização mais dinâmica. Assim, a IA segue sendo aproveitada no processo criativo para automatizar a captura, o processamento e a análise de imagens e vídeos reais, entre outros.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros