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Profissional de Marketing e o desafio do tempo
No Dia do Profissional de Marketing, conheça dicas valiosas para organizar a agenda
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Meio & Mensagem
8 de maio de 2015 - 3h33
Nesta sexta-feira, 8, é comemorado no Brasil o Dia do Profissional de Marketing. Recentemente, Meio & Mensagem publicou um especial dedicado aos executivos que são responsáveis por essa área dentro de uma corporação.
A reportagem “Organize sua agenda”, da jornalista Roberta Queiroz, cita estudo da consultoria Portas com executivos de marketing de grandes companhias. Um dos dados que mais chamam atenção é o fato de o gestor de marketing, ou CMO (na sigla inglesa), ser o mais demandado no trabalho, logo após o CEO.
Um bolo publicitário dividido hoje em dia em muitas fatias significa para o CMO muito mais interfaces com as quais lidar. Nesse contexto, gerenciar o tempo virou uma questão de sobrevivência e eficiência.
Confira abaixo as dicas para organizar a agenda e, por outro lado, algumas práticas a serem evitadas, em prol dos bons resultados na carreira.
Cinco dicas para organizar a agenda:
1. Entenda quais são as interfaces que demandam mais tempo e defina regras eficientes para elas. Por exemplo: faça reuniões com periodicidade e duração fixas, participantes e pauta definidos; deixe claro quem precisa preparar o quê para cada reunião; coloque o seu foco em tomar decisões e fechar assuntos;
2. Reserve tempo para entender melhor o consumidor. Atividades como ir aos pontos de venda, acompanhar equipes comerciais e analisar os resultados de pesquisas são fundamentais;
3. Crie espaços na agenda para parar e pensar. “O CMO deve ser o grande simplificador da empresa, aquele que orienta sobre o que está realmente acontecendo no mercado e sintetiza várias ideias em uma proposta única da marca. Fazer isso demanda tempo para sentar, escutar e pensar”, explica o consultor Elmar Gans (sócio da Portas).
4. Desenvolva um plano estratégico para a área para não deixar as urgências do dia a dia atropelarem os assuntos estratégicos. O CMO deve elencar três a cinco temas estratégicos para se comprometer a avançar nos próximos 12 meses — temas como a recuperação de uma marca, a medição da eficiência dos investimentos em marketing, o entendimento das necessidades dos consumidores mais jovens, entre outros.
5. Preveja um tempo para os imprevistos. Se você criar o hábito de planejar sua semana e priorizar diariamente o que deve fazer, somando o total de seu trabalho diário, deixe de duas a três horas não planejadas para eventuais urgências. “Dessa forma você terá um dia com atividades importantes. E quando eventuais urgências aparecem, entrarão em seu dia no espaço previsto, sem necessidade de um acúmulo extra de trabalho ou grandes surpresas”, afirma o especialista Christian Barbosa (TriadPS).
Cinco coisas para “não” fazer:
1. Considerar tudo uma prioridade. Antes de cada atividade, faça duas perguntas: qual a importância deste assunto para a empresa? E qual a urgência para ser resolvida? De acordo com as respostas, você saberá o que fazer;
2. Ser reativo. É um grande erro esperar outros solicitarem reuniões e a secretária lotar a agenda, em vez de definir a própria agenda e solicitar reuniões que realmente interessam;
3. Querer participar de tudo. Para diminuir o tempo gasto em reuniões com solicitantes externos, o CMO deve saber delegar, definindo responsáveis para receber propostas de mídia, patrocínios, etc. Só se envolva depois de uma primeira filtragem;
4. Discutir temas que ainda não estão prontos para decisão. Para isso, oriente os seus gerentes a só apresentarem assuntos quando eles têm uma opinião formada e proposta de decisão;
5. Fazer gestão micro da equipe é ineficiente e desmotivador. A melhor prática é definir as principais atividades da área, os prazos e os responsáveis, controlando o avanço e resolvendo gargalos uma vez por semana.
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