Raízen quer fidelizar pela qualidade
Joint-venture entre Shell e Cosan investirá R$ 150 milhões em marketing
Joint-venture entre Shell e Cosan investirá R$ 150 milhões em marketing
Meio & Mensagem
5 de abril de 2012 - 11h10
O relacionamento direto com o cliente norteia grande parte das estratégias da Raízen previstas para o biênio 2012/13. Para isso, a fornecedora exclusiva da Stock Car 2012 pretende investir R$150 milhões em ações de marketing. O patrocínio à categoria é o motor das ações para ressaltar a qualidade do produto das redes de combustíveis da joint-venture entre Shell e Cosan, chancelada pela marca V-Power.
Principal categoria do automobilismo brasileiro, a Stock Car 2012 terá como combustível oficial o V-Power Etanol. Por ser uma plataforma itinerante, a competição dividida em 12 cidades do País alcançará praças que não seriam atingidas facilmente. Para Leonardo Linden, diretor de marketing da Raízen, a parceria, além de aproximar o consumidor, reforça a qualidade do produto, já que testa o combustível em altas performances. “Participar do evento como fornecedor exclusivo proporciona maior relacionamento com o consumidor e aumenta a credibilidade do produto, que é o mesmo disponibilizado nos postos”.
Outra estratégia para aproximar o consumidor será o relançamento do “Shell Responde”. Atualizada em uma plataforma digital, a iniciativa busca receber insights importantes dos consumidores. O investimento relacionado à mídia é duas vezes maior do que em 2011.
CAMPANHA E ENDOMARKETING
Para divulgar os benefícios do combustível, a companhia pretende lançar um vídeo em maio, que será produzido pela agência Thompson. O filme será desenvolvido no Brasil e apresentará um tema local. Para as lojas de conveniência, a estratégia é acompanhar sua tendência de crescimento aumentando o número de lojas Select. Com isso, a companhia aumentará a aproximação com clientes e parceiros como Nestlé e Ambev, através de um calendário promocional.
Como forma de incentivar e divulgar as estratégias ao revendedor, todo ano uma ação de marketing interno é cuidadosamente detalhada e distribuída, “é importante que nossos postos se engajem para homogeneizar nossas ações” ressalta Linden.
De acordo com Linden, todas as ações tem o objetivo de fidelizar o consumidor, porém, a principal iniciativa deve ser a qualidade. “Algumas pessoas compram pelo produto, em todos os segmentos é assim, com combustível não pode ser diferente, e o nosso V-Power é o melhor combustível do mercado”.
O processo de transição da bandeira dos postos Esso para Shell está perto da conclusão. A previsão é que até o final de 2012 todos os 1.700 postos da rede estampem a marca Shell. “É um processo que acontece naturalmente pois são marcas extremamente fortes. A aceitação tanto do consumidor quanto do revendedor é muito boa”, completa Linden.
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