RuPaul’s DragCon ganha primeira edição no Brasil
Em fase de captação de patrocínios, evento criado por RuPaul ocorrerá em 5 e 6 de junho na Expo Center Norte
A RuPaul’s DragCon, feira de cultura drag e LGBTQIAPN+, criada por RuPaul Charles e pela produtora World of Wonder (WOW), terá sua primeira edição no Brasil, nos dias 5 e 6 de junho de 2026, em São Paulo (SP).
Em fase de captação de patrocínio, o evento foi apresentado na noite da terça-feira, 28, a representantes de marcas dos segmentos financeiro, de bebidas, alimentação, beauty e entretenimento.

Coletiva contou com Marcus Cogo, da VamoZ; Grag Queen, apresentadora do DragRace Brasil; e Íkaro Kadoshi (Crédito: Breno da Matta)
Ao todo, são oferecidas ao mercado cinco tipos de cotas, sendo a mais simples de apoio e parceria ou modelo de permuta estratégica. Existe, ainda, cotas bronze, prata, ouro e master. Cada uma delas se diferencia por tamanhos de estandes, tipos de ativação e inserção nos diferentes formatos de divulgação, além da possiblidade de naming rights (para o patrocinador master, no caso).
A chegada da DragCon no Brasil se dá por meio de licenciamento da marca internacional pela produtora da VamoZ, marcando, assim, a estreia no território latino-americano.
A primeira edição ocorreu em Los Angeles, em 2015, a partir do sucesso do reality em que drags competem pelo título de Next Drag Superstar. Desde aquele ano, a convenção ganhou outras edições em Nova Iorque e Londres.
“A cultura drag se tornou mainstream e pop, ganhando força e respeito que sempre deveria ter tido. A versão brasileira do programa comprovou o quanto as nossas queens são maravilhosas. Por isso, procuramos a WOW para o licenciamento e firmamos parceria para que tudo seja feito com o cuidado necessário para manter o evento referência”, conta Marcus Cogo, head de projetos da VamoZ.
O executivo não abriu o tempo de licenciamento, mas garantiu que o contrato garante mais de uma DragCon no País. O formato local seguirá o padrão da WOW, com mesma quantidade de horas, mas com o que chama de “dendê brasileiro”. Serão mais de 950 metros quadrados de estandes espalhados nos 8 mil metros quadrados do Pavilhão Amarelo, da Expo Center Norte.
RuPaul’s DragCon Brasil
Diferente da estadunidense, o evento brasileiro terá três palcos, com nomenclaturas conhecidas dos fãs do programa. O Main Stage reunirá shows e performances de drags brasileiras e internacionais. O Eleganza será o palco das marcas, com a realização de bate-papos e painéis. O terceiro, por fim, terá o nome de Extravaganza e vai contar com programação de lipsyncs (dublagens) e shows de humor. No total, a DragCon Brasil terá a presença de 40 drag queens.
“A nossa versão terá o dendê brasileiro. Tentamos investir na inclusão de todo o universo drag do Brasil, não apenas o do DragRace. Então, vamos trazer regionalidade tanto fora do eixo Rio-São Paulo, quanto de outras partes da América Latina”, ressalta Cogo.
O head de projetos considera o momento propício para o envolvimento das marcas, após um período de “esvaziamento de pauta”. “As marcas estão voltando a namorar projetos desse tipo e podemos encabeçar esse movimento com a DragCon, porque é um formato único, que mescla B2B e B2C, enaltecendo queens, arte, humor e comunidade em geral. Vai ser algo lindo”, acrescenta.
Até junho do ano que vem, estão previstas uma série de eventos de aquecimento, sendo um deles durante a CCXP deste ano, marcada de 4 a 7 de dezembro. Os ingressos da DragCon começaram a ser vendidos nesta quarta, 29, com opções de R$ 200 (meia-entrada diária) a R$ 1,6 mil (na modalidade All-Star, com experiência VIP para os dois dias).
