Marketing

Senado dos EUA aprova fim das tarifas ao Brasil

Texto teve apoio bipartidário e segue para a Câmara dos Representantes; proposta também encerra a emergência nacional declarada em julho

i 29 de outubro de 2025 - 12h16

Na última terça-feira, 28, o Senado dos Estados Unidos aprovou texto que anula as tarifas sobre exportações brasileiras.

A legislação também encerra a emergência nacional declarada por Trump em julho, junto com a assinatura da ordem executiva que impôs a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

tarifas

Proposta visa anulação das tarifas impostas pela Casa Branca ao Brasil em agosto (Crédito: Andrea Izzotti/Shutterstock)

À época, o governo norte-americano apontou que a medida era uma resposta a “políticas, práticas e ações recentes do governo brasileiro que constituem uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA”.

Esse é o primeiro de três projetos de lei que o Senado espera votar até o final da semana, envolvendo outros países, como o Canadá. O texto foi aprovado por 52 votos contra 48.

A proposta segue para a Câmara dos Representantes do país, similar à Câmara dos Deputadas, mas deverá ser arquivada, uma vez que é composta por membros republicanos.

A movimentação acontece alguns dias depois do encontro entre Donald Trump e o presidente Lula em Kuala Lumpur, na Malásia, no último domingo, 26. Na ocasião, o presidente dos EUA insinuou chances de acordos posteriores, com reuniões bilaterais previstas nos próximos dias.

Itens como café, calçados e carne bovina seguem sob a taxação. Entidades como a Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil), Associação Brasileira do Café (ABIC) e a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) manifestaram-se com otimismo sobre o encontro, com expectativas de que as tarifas sejam reavaliadas, com perspectivas de um acordo bilateral.