Marketing

Streamings e produtos: os gastos dos geeks brasileiros

Pesquisa da Serasa, junto a Opinion Box, aponta que 51% desses consumidores investem mensalmente em produtos de cultura pop

i 4 de dezembro de 2025 - 11h42

geeks

(Crédito: Shutterstock)

A CCXP, o principal evento de cultura pop do País, abre suas portas ao público nesta quinta-feira, 4, atraindo amantes de quadrinhos, games, filmes, séries, animações e outros tipos de entretenimento.

A dimensão do evento corrobora a importância da comunidade geek, que influencia diretamente as tendências de consumo e que, com isso, ajudam a movimentar a economia de vários segmentos.

Para entender como essa paixão dos geeks se reflete em consumo, a Serasa fez uma pesquisa, junto ao Instituto Opinion Box, para mostrar como – e em quê – essas pessoas investem.  O estudo entrevistou 501 consumidores, entre 30 de outubro e 20 de novembro.

De acordo com o estudo, cujos insights foram passados em primeira mão ao Meio & Mensagem, 51% dos consumidores geeks dizem reservar, mensalmente, um valor para investir em seus hobbies, como produtos ou serviços relacionados à cultura pop.

Desse grupo de consumidores, 73% destinam até R$ 300 por mês para compras de itens do gênero.

Streaming e assinaturas

A pesquisa do Serasa e Opinion Box também apontou que os streamings e as assinaturas são responsáveis pelos maiores gastos (57%) dos geeks.

Na sequência, aparecem a compra de itens de tecnologia ou gadgets (31%) e livros de histórias em quadrinhos (29%).

Em relação ao universo preferido, os filmes e séries ficaram no topo da lista, com 53% da preferência dos geeks. Tecnologia vem em segundo lugar, com 43% das citações, seguida por games (38%) e animes (33%).

Dívidas geeks

A pesquisa também apontou que essa paixão, por conteúdo geek, muitas vezes, não vem acompanhada do planejamento financeiro adequado.

Entre os entrevistados 38% disseram que já se endividaram por conta de compras ou experiências relacionadas aos seus hobbies, enquanto 15% disseram que já atrasaram ou até mesmo deixaram de pagar contas básicas por conta desse endividamento.

Identidade nerd

A pesquisa também procurou ouvir os entrevistados a respeito do significado dos temos geek e nerd. Na opinião de 35%, ser considerado ‘nerd’ virou uma tendência e 32% consideram que, atualmente, uma pessoa ‘nerd’ é mais sociável do que era nas gerações anteriores

Ser considerado nerd, na verdade, é algo positivo, já que 71% dos entrevistados disseram que essa característica os ajudou a desenvolver habilidades importantes para seus estudos ou trabalho. Ainda, 21% dos entrevistados consideram que os nerds são mais respeitados atualmente do que antes.