Assinar

Uma fonte para chamar de sua

Buscar
Publicidade
Marketing

Uma fonte para chamar de sua

Empresas como Coca-Cola, IBM e YouTube investem no desenvolvimento de tipologias próprias para fortalecer identidade visual das marcas em meio a enxurrada de informação sobre os consumidores


31 de janeiro de 2018 - 10h00

A Coca-Cola divulgou uma fonte própria no começo deste ano. A novidade estará presente em toda a comunicação da companhia, desde o site até as embalagens de produtos. Recentemente, IBM e YouTube também criaram uma tipografia para chamar de sua. Segundo Mario Narita, CEO da Narita Design, esse movimento é um esforço de companhias para ganhar personalidade, ter uma assinatura única e, ainda, fortalecer a identidade visual das marcas para consumidores que são bombardeados com muitas informações em um período pequeno de tempo.

A TCCC Unity, da Coca, foi projetada pelo escritório interno de design da companhia – em parceria com a Brody Associates – com o desafio de conseguir manter boa taxa de leitura tanto em pequenos aparelhos digitais, como smartphones e tablets, quanto em grandes impressões, como outdoors. Junto com a fonte, a Coca-Cola lançou um aplicativo de celular que explica o processo de criação e concepção da nova tipografia. No app, o vice-presidente de design da companhia, James Sommerville, explica que a fonte é composta por características de diversos períodos históricos da Coca, e afirma que ela será útil para comunicar “a identidade da corporação”.

Nova fonte da Coca-Cola criada em parceria com a Brody Associates (crédito: reprodução)

Trilhando este mesmo caminho, o YouTube buscou inspiração em seu botão “play“ para criar sua fonte: a YouTube Sans – concebida pela agência Saffron. Inicialmente, ela só está no ar na YouTube TV, o serviço de streaming da empresa. Na home de YouTube aberta ao público em geral, a empresa usa a fonte Roboto, que também está em outros produtos do Google.

Ícone do YouTube inspirou fonte (crédito: reprodução)

Criar uma fonte que reflita o espírito de companhias consolidadas é um desafio. A IBM juntou isso a um propósito ainda mais ousado. Substituir uma das fontes mais consagradas do mundo, a Helvética. A nova tipografia foi criada por uma equipe interna da empresa, liderada por Mike Abbink, que já havia desenhado o alfabeto de duas outras empresas: GE, em 2013, e da emissora NBC Universal, em 2011.

Segundo a IBM, a fonte foi criada com o objetivo de comunicar a convergência entre as máquinas tecnológicas e o conhecimento humano, uma das bandeiras da empresa. A IBM também disponibilizou a fonte para download gratuito. “É um tipo muito benfeito. Simples e extremamente legível”, avalia Narita, que considera a escolha de tornar a fonte pública como um “serviço de utilidade pública fantástico”.

Fonte da IBM foi criada com o objetivo de comunicar a convergência entre máquinas e o conhecimento humano (crédito: reprodução)

 

**Créditos do banner background: IBM/reprodução

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Selton Mello mostra as situações que pedem um Lacta

    Selton Mello mostra as situações que pedem um Lacta

    Embaixador da marca, ator estrela campanha nacional que mostra as situações do dia a dia que mais combinam com um chocolate

  • Itaú cria plataforma de passagens aéreas e promete sala VIP em Guarulhos

    Itaú cria plataforma de passagens aéreas e promete sala VIP em Guarulhos

    Banco quer incrementar as soluções relacionadas às viagens; serviço chega aos clientes a partir de 4 de agosto