Marketing

Varejo está mais otimista sobre vendas na Black Friday 2023

Estudo feito por Reclame Aqui e Linx mostra que 55% dos varejistas acreditam na melhora nas venda no período de descontos

i 10 de outubro de 2023 - 6h54

Pesquisa feita por Reclame Aqui e Linx aponta que 55% dos varejistas acreditam na melhora nas vendas da Black Friday 2023 e apostam em promoções para motivar o brasileiro a comprar.

varejo Black Friday 2023

(Crédito: Shintartanya/Adobe Sotck)

O estudo mostra que 75% dos consumidores estão indecisos sobre comprar na reconhecida data do varejo brasileiro, representando o menor índice de rejeição registrado nos últimos três anos.

Mas, justamente essa indecisão é vista como oportunidade: “Vai depender do varejo conseguir construir oportunidades para que o consumidor compre bens duráveis”, diz o CEO e cofundador do Reclame Aqui, Edu Neves.

Entre os fatores decisivos para fechar uma compra apontados pela pesquisa estão os produtos com preços atraentes (35%), que são confiáveis (13%) e que têm boas avaliações (12%). Além disso, 69% dos compradores aguardam promoções de uma marca específica.

A consulta também analisa que em 2023, os artigos de alto valor devem ser alvo dos consumidores, que esperam por um desconto à vista para fazer o pagamento no PIX, em busca de boas oportunidades.

“Estamos voltando a uma situação que precedia a pandemia, que é um pouco de busca de descontos em bens de maior valor agregado”, aponta o CEO. “E, logicamente, sempre haverá uma boa oportunidade para presentes, porque muita gente antecipa a compra de Natal.”, acrescenta.

Em relação à preferência de compra, 44,8% dos entrevistados pretendem adquirir produtos em lojas online, sites, e-commerces e marketplaces, e 26,2% devem buscá-los em lojas físicas.