A publicidade brasileira em 1985, o ano de Stranger Things 3
Na época em que se passa a 3ª temporada da série da Netflix, agências nacionais subiram a qualidade das campanhas e chamaram mais a atenção em Cannes
Nesta quinta-feira, 4, a Netflix estreia a terceira temporada da série original Stranger Things. A trama trata de um grupo de crianças e adolescentes em Hawkins, Indiana, que descobrem um “mundo invertido”, repleto de fenômenos sobrenaturais que impactam a sua realidade. A terceira temporada deve focar nas relações entre os protagonistas, que estão se tornando adolescentes, além da luta contra as criaturas sombrias dos anos anteriores.

A Coca-Cola irá lançar uma edição limitada da New Coke para a terceira temporada de Stanger Things. A New Coke foi uma fórmula da Coca-Cola lançada em 1985, mas que foi fracasso de vendas e descontinuada no mesmo ano (Crédito: Divulgação/Netflix/Coca-Cola Company)
A série se passa na década de 1980 e, nesta terceira temporada, especificamente em 1985, e reforça uma tendência nostálgica em conteúdo, comunicação de marcas e lançamento de produtos. Este ano, para divulgar a nova temporada, a Netflix criou um aplicativo que exibe cenas exclusivas da série ao entrar em contato com Bombril, como muitas vezes se fazia para melhorar o sinal da antena em televisores antigos.

Capa de abril de 1985 anuncia nova tiragem semanal do Meio & Mensagem (Crédito: Divulgação/Meio & Mensagem)
Naquele ano, a televisão se tornou um meio relevante na cobertura jornalística em tempo real pós-Diretas Já, seguindo com a morte de Tancredo Neves e a Nova República. Sendo assim, telespectadores passaram a cobrar das emissoras de TV uma participação mais ativa e as emissoras passaram por um processo de adequação de suas grades de programação para atender a demanda do público. “A TV funcionará como tribuna, a fim de que prevaleçam as ideias em lugar das pessoas. O sujeito que não tiver densidade será liquidado por ela”, afirmou Leopoldo Collor de Melo, diretor de jornalismo da TV Manchete em São Paulo à época. Ainda em 1985, o Congresso estabeleceu que o espaço reservado em rádios e TVs para o horário de propaganda eleitoral deveria ser gratuito, contrariando empresários da radiofusão.

Capa com a 5ª edição do Prêmio Caboré de 1985 (Crédito: Divulgação/Meio & Mensagem)
“Apenas sete das principais praças brasileiras apresentam relatórios cujas audiências são medidas por programa (de TV) apresentado. Assim, o mídia é obrigado a fazer, manualmente, os cálculos de média aritmética das audiências para cada programa. A função do software é justamente tirar das mãos do profissional o lado mecânico do trabalho. Fica a cargo do mídia determinar ao computador qual o critério para o estudo (gênero, GRP ou custo por mil). A máquina apresenta o ranking em tempo real dos programas”, explica a matéria publicada no Meio & Mensagem sobre o lançamento.
Também em 1985, o grupo Young & Rubicam do Brasil se fundiu com a agência Fischer & Justus, resultando na Fischer, Justus, Young & Rubicam. A Y&R pagou US$ 2,5 milhões a Eduardo Fischer e Roberto Justus. Os dois também passaram a ter 30% de ações na empresa.
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O filme “Amore”, criado pela DPZ e produzido pela Espiral para a Estrela, ganhou Ouro no festival. Ele compara um bebê real e a boneca Amore, que simulava a fala de uma criança.
Criado pela Almap e produzido pela Jodaf, o filme “Deserto 11”, para Kibon, levou bronze. Nele, um homem circula por um deserto vazio e se depara com uma barraca de Kibon. No final, a atendente da barraca descobre que o homem era uma miragem.
https://www.youtube.com/watch?v=_wi-j_UWN2c
Quando fez 40 anos, em 2018, o Meio & Mensagem convidou 40 criativos que ajudaram a construir histórias e personagens marcantes para apontarem as 40 melhores campanhas dessas quatro décadas da publicação. Uma das selecionadas é o filme “O sucesso”, da DPZ para Hollywood, marca de cigarros da Souza Cruz. A campanha era uma série de filmes e foi lançada antes do banimento da publicidade de cigarros, em 2001. No filme, também de 1985, David Coverdale, vocalista do Whitesnake, gravou uma música especialmente para a peça.
https://www.youtube.com/watch?v=gcdLNk125MY