Brasil reduz número de desertos de notícias
Atlas da Notícia apresenta regiões com maior número de municípios sem cobertura jornalística
Atlas da Notícia apresenta regiões com maior número de municípios sem cobertura jornalística
Meio & Mensagem
11 de agosto de 2023 - 17h24
Pela primeira vez desde o início do mapeamento, em 2017, o Atlas da Notícia identificou que o número de municípios considerados desertos de notícias é menor do que o de cidades que contam com ao menos um veículo de jornalístico. Também é a primeira vez que veículos online compõem a maioria no Sudeste. O Projor e Volt Data Lab são responsáveis por realizar o mapeamento anualmente.
Divulgado nesta quinta-feira, 10, censo de 2023 apesentou redução de 8,6% no total de desertos de notícias comparado ao dado de 2022. Mesmo assim, ainda há 2.712 cidades e 26 milhões de pessoas sem jornalismo local.
A maior redução aconteceu na região Norte, onde ocorreu queda de 30%. Além disso, a região não apresentou novos desertos de notícias. No entanto, 56% dos municípios do Nordeste não tem cobertura jornalística. Boa parte dessas cidades se concentra nos estados do Piauí e Rio Grande do Norte, onde 70% dos municípios são desertos de notícias.
Entre outros dados regionais, o estudo indicou que o Sudeste perdeu participação total de veículos jornalísticos. A região concentra 32% deles. Por outro lado, o Centro-Oeste concentra a menor proporção de desertos jornalísticos.
Para o Atlas da Notícia, a quantidade de municípios sem veículos jornalísticos diminuiu por uma série de motivos, entre eles a expansão do digital, identificação de rádios comuniárias, surgimento de iniciativas jornalísticas e melhoras na metodologia. Foram acrescidos 575 iniciativas nativas digitais e 239 rádios em relação ao mapa de 2022. Ambos os formatos representam 70% dos veículos existentes. Atualmente, há 5.245 veículos digitais e 4.836 rádios com conteúdo noticioso no Brasil.
Compartilhe
Veja também
Play9 terá projeto de Carnaval com 2 mil influenciadores em 2025
Produtora quer reunir nano, micro e pequenos influencers em projetos de distribuição de conteúdo que mostre a diversidade da folia pelo Brasil
O que os brasileiros mais pesquisaram no Google em 2024
Os grandes eventos esportivos dominaram as buscas do ano, assim como a morte do apresentador Silvio Santos e as inundações no Rio Grande do Sul