Cartoon Network celebra 30 anos
Com campanha que aposta no contraponto entre o conteúdo atual e a nostalgia, distribuidora homenageia personagens icônicos
Com campanha que aposta no contraponto entre o conteúdo atual e a nostalgia, distribuidora homenageia personagens icônicos
Valeria Contado
31 de outubro de 2023 - 6h03
Para celebrar o aniversário de 30 anos, Cartoon Network estreia campanha que aposta no contraponto entre o conteúdo atual e a nostalgia de personagens icônicos. Essa foi a forma que a distribuidora encontrou de mostrar como foi sua passagem durante as três décadas de existência e como ela se conecta com as gerações.
Com isso, o canal, que pertence à Warner Bros. Discovery (WBD), investiu no conceito “O Melhor Cartoon É o Seu Cartoon”. A campanha, que entra na programação do canal, mostra uma discussão entre duas gerações de fãs.
A vice-presidente de brand strategy & head of south territories da WBD, Milagros Frugoni, explica que, para o canal, se conectar com o público é muito importante e isso significa inovar as narrativas trazidas pelos personagens. “O nosso compromisso com diversidade e inclusão garantirá que o nosso conteúdo não seja só divertido, mas também represente o mundo em que os nossos jovens espectadores vivem”, diz.
Nesse aspecto, a relação com o público é fundamental para o desenvolvimento de cada narrativa. Ao longo dos anos, o Cartoon foi um dos primeiros canais a trabalhar apenas com animações em sua grade durante as 24 horas do dia. Desenhos como Dexter, Coragem, O Cão Covarde, Ben 10, Meninas Superpoderosas, Dexter, entre outros, fazem parte da história do canal.
Por isso, o Cartoon quer potencializar os seus talentos para manter a aproximação. “Respeitar e potencializar a visão criativa de talentos como Gendy Tartakovsky (O Laboratório de Dexter, Samurai Jack e Star Wars: Guerras Clônicas), Pendleton Ward (Hora de Aventura e Bravest Warriors), Rebecca Sugar (Hora de Aventura: Fionna e Cake, Steven Universo: O Filme) e muitos outros têm sido o segredo por trás da trajetória dos programas, tratando a animação como um meio de troca com o público, e não apenas como um gênero”, diz Jaime Jimenez, vice-presidente de content & OP – Kids Latam da Warner Bros. Discovery.
Na parte de produção, o crescimento de recursos tecnológicos representou um fator de mudança durante essas três décadas. A utilização de softwares e novas técnicas de animação evoluíram junto com o canal tornando a criação mais eficiente no desenvolvimento do portfólio. Além disso, esses recursos permitem que exista uma diversidade de produtos sendo produzidos para alcançar o público.
Por fim, o humor e a conexão emocional com os personagens coroam as estratégias do Cartoon Network para se aproximar dos espectadores. Apesar de a principal oferta do canal ser pensado para crianças, entre 6 a 14 anos, a distribuidora pretende se aproximar de todas as gerações que passaram pela programação em algum momento.
“Dizemos sempre que o CN é mais uma marca relacionada ao psicológico do que, de fato, a dados demográficos. Os nossos valores editoriais e criativos permeiam um espetro enorme de grupos e fãs”, afirma Jimenez.
Além da campanha que celebra os 30 anos, o Cartoon Network levará os personagens para as ruas de São Paulo. Entre os dias 24 de outubro e 7 de novembro, os fãs poderão interagir com personagens nos pontos de ônibus. A ação acontecerá na avenida Paulista.
Desse modo, quem passar pelos pontos poderá atender o telefone das Meninas Superpoderosas e interagir com uma das diversas espadas do Finn, de Hora de Aventura. A marca também distribuirá pôsteres exclusivos para casa.
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