Mídia

Com a Claro, Eletromidia expande projeto Abrigo Amigo

Operadora assume o patrocínio exclusivo da iniciativa, que passará a contar com 635 abrigos de ônibus

i 2 de setembro de 2025 - 15h04

Claro é a nova parceria da Eletromidia no Abrigo Amigo

Claro é a nova parceria da Eletromidia no Abrigo Amigo (Crédito: Divulgação)

A Eletromidia firmou uma parceria exclusiva com a Claro para ampliar o Abrigo Amigo, iniciativa que utiliza tecnologia para oferecer companhia e segurança a usuários em pontos de ônibus durante a noite e madrugada.

Com o apoio da operadora, o projeto entra em uma nova fase de expansão e chegará a 553 novos locais, totalizando 635 abrigos ativos em oito cidades brasileiras até 2027.

O objetivo é fortalecer a atuação do projeto na redução da violência contra a mulher.

Atualmente presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Cuiabá, o Abrigo amigo passará a atender também Fortaleza, Porto Alegre, Salvador e Sorocaba.

A Claro será responsável por assegurar a conectividade e a disponibilidade das chamadas de vídeo realizadas nos abrigos, permitindo comunicação em tempo real entre os usuários e a central de monitoramento.

Como funciona o Abrigo Amigo?

Lançado em junho de 2023, o projeto reforça a importância de soluções que unem tecnologia e humanização para criar ambientes urbanos mais acolhedores.

Cada ponto de ônibus é equipado com internet, câmeras noturnas de alta resolução, microfones sensíveis e alto-falantes potentes.

Essa infraestrutura permite que os usuários acionem atendimento remoto especializado entre 20h e 5h diariamente, período em que as pessoas, sobretudo mulheres, declararam se sentir mais vulneráveis, de acordo com pesquisas feitas pela empresa de out-of-home.

Nesse período, os abrigos são monitorados por uma central dedicada, que garante suporte e segurança até a chegada do transporte, reduzindo a sensação de vulnerabilidade nos horários de menor movimento.

Impacto

O Abrigo Amigo registrou cerca de 22 mil chamadas de companhia e 306 ocorrências documentadas nos 82 abrigos já em operação.

O projeto, viabilizado por meio de uma parceria público-privada (PPP), mostra como a mídia out-of-home pode ir além da exibição de anúncios e assumir também um papel social.