Circulação de revistas recua 3% em 2013
Balanço do IVC, no entanto, aponta bom desempenho das edições digitais das publicações
Balanço do IVC, no entanto, aponta bom desempenho das edições digitais das publicações
Bárbara Sacchitiello
20 de abril de 2014 - 3h20
No ano passado, as revistas brasileiras tiveram uma queda de 3,1% em sua circulação média. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 20, pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC) e abrangem todos os títulos a ele filiados, considerando tanto o desempenho das publicações impressas como das respectivas versões digitais.
Segundo o relatório, a circulação das revistas vendidas por assinatura ficou praticamente estável em relação ao ano de 2012, com um pequeno recuo de 0,04%. Já a circulação das publicações avulsas sofreram uma forte queda de 9,2%.
As publicações mensais foram as que mais perderam em circulação: queda de 5,3%. Já as quinzenais e semanais apresentaram, em 2013, uma circulação média 2% menor do que a registrada no ano anterior. O Meio & Mensagem já havia feito uma análise dos dados das revistas semanais, com base nos dados disponíveis no site do IVC, apontando uma queda de 2,7% na circulação média.
Apesar da retração na circulação média geral, os dados do IVC são mais otimistas quando se analisa separadamente o desempenho das edições digitais das revistas. Ao considerar somente o universo digital, o instituto aponta um crescimento de 3,1% em comparação com o ano de 2012. O presidente executivo do IVC, Pedro Silva, disse, em comunicado, que a tendência de consumo das revistas nas plataformas digitais é crescente.
Por conta desse crescimento do consumo digital, o IVC anuncia, que, desde o início deste ano, está montando um banco de dados de informações sobre o consumo sobreposto de revistas (ou seja, dos leitores que assinam tanto as versões impressa como as digitais).
Inter-Meios
Em relação ao faturamento obtido com publicidade, o cenário das revistas também foi negativo em 2013. O meio angariou um faturamento total de R$ 1,77 bilhão no ano passado, quantia 7,55% menor do que a obtida no ano anterior, de acordo com o Projeto Inter-Meios.
Compartilhe
Veja também
O que os brasileiros mais pesquisaram no Google em 2024
Os grandes eventos esportivos dominaram as buscas do ano, assim como a morte do apresentador Silvio Santos e as inundações no Rio Grande do Sul
TikTok distribuirá 100 mil livros de graça em São Paulo
Plataforma levará as obras mais citadas pelos BookTokers a espaço no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, de 11 a 17 de dezembro