Circulação dos grandes jornais cai em 2016
Entre os cinco títulos de maior circulação do País, apenas Zero Hora teve crescimento na média anual
Entre os cinco títulos de maior circulação do País, apenas Zero Hora teve crescimento na média anual
Bárbara Sacchitiello
20 de fevereiro de 2017 - 7h00
(Crédito: Reprodução)
A circulação média dos cinco maiores jornais do Brasil teve uma retração de 6% em 2016 na comparação com o ano anterior. De acordo com relatórios do Instituto Verificador de Comunicação (IVC), as médias mensais da circulação de Folha de S.Paulo, O Globo, Super Notícia e o Estado de S.Paulo caíram no último ano.
A exceção é o Zero Hora, que conseguiu ampliar a média mensal de circulação de 197.322 mil exemplares em 2015 para 200.707 mil no ano passado. Sustentando o título de maior jornal do País, a Folha teve um recuo de 7,8% em sua circulação média. Na vice-liderança, O Globo também teve uma ligeira diminuição em sua circulação, caindo 2,9%. O mineiro Super Notícia apontou recuou de 12,6% na média mensal de circulação de 2016 enquanto o Estadão caiu 8,4%.
Os dados do IVC referem-se à totalidade da circulação de cada título, não discriminando a curva de desempenho dos exemplares impressos e digitais. É possível, contudo, que mesmo com as quedas na média geral, alguns títulos tenham conseguido ampliar sua circulação digital.
Compartilhe
Veja também
Justiça do EUA determina que Google divida seu negócio de publicidade
Em mais uma etapa do julgamento da gigante de tecnologia, departamento de justiça exige que companhia venda sua plataforma de comercialização de anúncios a publishers
As estratégias por trás do inédito Masterchef Creators
Parceria inédita entre Youtube e Endemol aposta em uma versão mais dinâmica do talent show, investindo em presença digital