Mídia

CNN Brasil reforça sua estratégia multiplataforma

Emissora aposta em clube de membros no YouTube e em parceria com o Canaltech

i 23 de setembro de 2025 - 6h02

CNN Brasil

Alexandra Mendonça, diretora-executiva de aceleração digital e inovação da CNN Brasil (Crédito: CNN Brasil)

Com objetivo de se aproximar ainda mais da audiência, a CNN Brasil inaugurou, neste mês, um clube de membros no YouTube. Como parte de uma estratégia multiplataforma maior da companhia, a iniciativa aproveita o mais de 6,27 milhões de inscritos do canal da CNN Brasil na plataforma para desenvolver uma nova fonte de receita.

“No YouTube, vimos uma audiência crescente no ponto de vista de inscrição e de consumo”, revela Alexandra Mendonça, diretora-executiva de aceleração digital e inovação da CNN Brasil. “Tomamos essa decisão baseada no conceito de trazer esse usuário para perto. O YouTube permite essa aproximação, esse engajamento com esse usuário”, reforça.

Benefícios do clube de membros da CNN Brasil

Num primeiro momento, o programa de membership da CNN Brasil no YouTube terá dois níveis de benefícios. O primeiro é a Comunidade WW, na qual, por uma mensalidade de R$ 7,99, os membros têm acesso à íntegra do programa WW especial de domingo após a transmissão ao vivo. Vale destacar que o programa tem um pico de 15 mil espectadores ao vivo, mas um alcance de cerca de 300 mil visualizações pós-término.

O segundo nível do clube de membros da CNN Brasil é o Universo CNN. Por R$ 9,99 mensais, esse nível oferece todos os benefícios da Comunidade WW, além de acesso para o envio de perguntas ao videocast Fora da Ordem, com prioridade para as perguntas dos membros.

Os assinantes do Universo CNN também têm acesso a vídeos exclusivos, indicações e conteúdo de bastidores da CNN Brasil que não são normalmente veiculados. “Vimos esse movimento que acredito muito que é dar esse espaço para a audiência para testarmos e falarmos com ela. Hoje, podemos, ali naquele canal inclusive fazer laboratórios”, destaca a executiva sob o caráter da iniciativa de aproximação com o público.

Alexandra reforça ainda que parte da estratégia do clube de membros da CNN Brasil tem relação com o senso de comunidade, de conexão verdadeira com a audiência, que a creator economy tem ensinado a todos os publishers. “As redes sociais vêm nos mostrando isso ao longo dos anos, porque não aproveitarmos isso?”, indaga a diretora.

Vale destacar que essa é uma receita nova para a CNN Brasil que virá a partir de conteúdos novos, não se trata de uma cobrança por conteúdos gratuitos da emissora. Todo o conteúdo já disponível gratuitamente no site e no YouTube continuará aberto e gratuito. O programa é focado exclusivamente em conteúdos e experiências adicionais, que tragam mais valor para seus membros.

E o programa tem um potencial de expansão para os próximos anos, com novos programas exclusivos lançados dentro do clube de membros. Se bem-sucedido, o programa, inclusive, poderá ser levado para outros canais da CNN, a começar pelo CNN Pop. “Acreditamos que esse provavelmente vai ser o nosso próximo canal”, revela Alexandra.

Parceria com o Canaltech

Com o objetivo de fortalecer sua estratégia multiplataforma, a CNN Brasil também anuncia, nesta terça-feira, 23, uma parceria com o Canaltech. A partir de segunda-feira, 29, o portal da CNN Brasil passará a publicar conteúdos do site de tecnologia e inovação, com foco em reportagens, análises e informações sobre esse universo.

Fora o portal, o Canaltech também terá uma participação no canal linear de TV, com um quadro durante o programa Live CNN, que vai ao ar às quintas-feiras, das 9h às 12h. Com previsão de estreia no início de outubro, o quadro será apresentado pelo especialista em tecnologia Adriano Ponte e trará pautas sobre lançamentos, tendências e outros temas do mundo da tecnologia.

Na visão de Alexandra, a união se mostra como um terreno fértil para crescimento contínuo das duas marcas, inclusive para projetos especiais e inovadores no futuro. Já para Felipe Szatkowski, fundador e diretor do Canaltech, a parceria com a CNN conecta o portal e um público novo e altamente qualificado.

Essa não é primeira parceria de conteúdo da CNN Brasil. Em junho deste ano, a emissora começou a publicar reportagens e conteúdo do Omelete, site especializado em entretenimento, cultura pop, games, cinema, quadrinhos e animes, e em abril fechou uma parceria com a revista Placar para ampliar a distribuição de conteúdo relacionado ao universo dos esportes.