Com ESPN, Dish lança serviço de streaming TV
Anunciado na CES, Sling TV promete pacotes menores, mais customizados e mais baratos que assinatura de canais
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Meio & Mensagem
6 de janeiro de 2015 - 11h44
A Dish, operadora de TV por assinatura americana, apresentou nesta segunda-feira, 5, um serviço que pode representar uma grande mudança no comportamento de consumo de programação paga. Trata-se do Sling TV, um serviço baseado na internet que provê programação de TV, aos moldes do que já fazem empresas como Netflix e Hulu. A grande diferença é que se trata de programação de TV ao vivo mais customizada e mais barata que televisão por assinatura convencional, e que estreia com um forte parceiro de conteúdo: a ESPN.
O lançamento foi feito na International Consumer Electronics Show (CES), que é realizada em Las Vegas até sexta-feira, 9. O fato de não haver no mercado nenhum serviço de qualidade convincente de streaming de TV em tempo real vinha sendo a base de sustentação da televisão por assinatura na maioria dos mercados de grande acessibilidade à internet, como os Estados Unidos. Ainda que cada vez mais jovens prefiram consumir cada vez mais vídeos via plataformas como YouTube, Facebook e Vevo – os chamados cord cutters –, consumidores mais maduros e, principalmente, fãs de esporte tinha dificuldade de se desvencilhar de seus pacotes de TV.
Com a Sling TV, a Dish tenta resolver um problema por só US$ 20 mensais, pouco mais que a assinatura da Netflix, mas muito abaixo do preço médio de US$ 100 de um pacote de TV por assinatura e internet nos EUA. Por esse valor, a operadora oferece acesso ao vivo pelo menos quatro canais entre ESPN, ESPN2, Disney Channel, ABC Family, Food Network, HGTV, Travel Channel, TNT, CNN, TBS, Cartoon Network e Adult Swim. O serviço inclui gravação de programas, pausa e retorno, além da opção de incluir mais canais temáticos (noticiário, família e esportes), por US$ 5 o pacote. Segundo o portal Gigaom, a Dish já vem testando o serviço, que deve começar a ser comercializado em janeiro.
A Dish não é a primeira a anunciar serviço semelhante. A Intel tentou trabalhar num produto semelhante, chamado OnCue, do qual desistiu, vendeu à operadora Verizon, e está parado. A Sony anunciou um produto parecido na edição passada da CES e iniciou testes no fim de 2014, mas ainda está assinando contratos com canais e programadoras. Mas boa parte do conteúdo que a fabricante do PlayStation tenta vincular em seu produto não tem o diferencial da programação ao vivo de canais como ESPN e CNN. A programação esportiva é tão importante para os telespectadores e para a operadora que ela incluiu o serviço de streaming WatchESPN como parte do pacote básico – o aplicativo oferece acesso a ainda mais conteúdo exclusivo, além da ESPN 3.
Ainda é cedo prever a possibilidade de um serviço semelhante ser lançado no Brasil. O Sling TV é, porém, o desenvolvimento de um serviço de streaming programação de emissoras estrangeiras ao vivo para residentes nos Estados Unidos, o DishWorld. Um dos públicos cativos da operadora nos EUA são os brasileiros, ao lado de indianos e vietnamitas. Esse serviço deverá ser absorvido pelo Sling TV. Pouco depois do lançamento do Dish World, no início de 2013, a Dish anunciou que tinha interesse no mercado brasileiro e planejava, inclusive, lançar um satélite para operar telefonia no Brasil e pretendia investir em TV paga no País até 2016.
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