Assinar

Como o MasterChef Brasil, em sua 12ª edição, renova o interesse dos anunciantes

Buscar

Como o MasterChef Brasil, em sua 12ª edição, renova o interesse dos anunciantes

Buscar
Publicidade
Mídia

Como o MasterChef Brasil, em sua 12ª edição, renova o interesse dos anunciantes

Décima segunda temporada do reality estreia com 12 patrocinadores, expansão digital e nova edição com famosos, prevista para este ano


28 de maio de 2025 - 6h02

O iFood ficou com a cota Mercado na 12ª edição do MasterChef Amadores (Créditos: Divulgação)

A 12ª edição do MasterChef Amadores estreou nesta terça-feira, 27, com algumas mudanças na apresentação, mas sem perder o formato que há mais de uma década conquista o público e atrai diferentes marcas. Neste ano, foram anunciados 12 patrocinadores, como iFood, Consul, Cacau Show, Kappesberg e Nestlé.

Um dos pilares do reality show é a integração orgânica das marcas no programa, seja por meio das provas, nos produtos ou nos cenários.

“O MasterChef é muito querido pelas marcas e construiu um lugar de credibilidade muito seguro para as elas. A gente percebeu, nos últimos anos, empresas fora do nicho de comida ou de utensílios, que de uma maneira orgânica e mais natural se interessaram pelo projeto. É legal ver empresas de fora querendo estar associadas ao MasterChef,” conta o vice-presidente de vendas de conteúdos e aquisições da Endemol Shine Brasil, Renato Martinez.

Ele explica, ainda, que a abertura para outras marcas e segmentos possibilita inserções criativas e menos óbvias no programa, desde que façam sentido para o formato MasterChef.

Mare Leal, diretora de branded content da Endemol Shine Brasil, esclarece que, para uma marca se tornar parte do universo MasterChef, existe um processo rigoroso de aprovação, tanto pela equipe brasileira quanto pela internacional.

“Olhamos para tudo isso dentro desses guidelines. Por isso é importante que, quando recebemos o briefing do cliente façamos aprovações com o grupo, pensando também na audiência que está assistindo. Fazemos essa integração de marca de forma diversificada e dentro de todas essas premissas. Elas são importantes pra a gente conseguir manter a qualidade da marca e também do conteúdo”.

Essa consistência é o que posiciona o MasterChef como atração que possibilita o desenvolvimento de negócios. Desde sua chegada ao Brasil, o programa já realizou parcerias marcantes, entre as quais o lançamento da linha exclusiva de joias da Vivara e o cardápio especial nos restaurantes Outback.

Edição Celebridades

A nova edição Celebridades, anunciada oficialmente na coletiva de imprensa da última terça-feira, 20, está em processo de casting, com estreia prevista para o fim deste ano. “Do ponto de vista do formato, é muito parecido com o MasterChef regular”, diz Martinez. “O mais legal será ver celebridades se propondo a passar por desafios, passando por pressão e saindo da sua zona de conforto. E, além disso, ver como essas celebridades se relacionam com a comida, de um ponto de vista muito pessoal e afetivo, porque comida é afetiva. Então poderemos entender as histórias dessas celebridades, como elas aprenderam a cozinhar e se, de fato, cozinham da maneira MasterChef.”

O grande diferencial da nova edição para as marcas é a conexão com as celebridades. Com o marketing de influência dominando o cenário publicitário nos últimos anos, estar associado a essas personalidades dentro do MasterChef representa uma oportunidade de exposição em duas frentes — com alcance ampliado e de forma orgânica.

“Obviamente, as marcas vão querer estar associadas a essas celebridades, porque além dos jurados, vamos ter outras celebridades no estúdio. As redes sociais de MasterChef são alimentadas pela Endemol, então, nesse sentido, beberemos muito da fonte dessas celebridades porque sabemos o quanto isso é relevante no ambiente digital”, acrescenta o vice-presidente.

Esquenta digital com patrocínio exclusivo

O MasterChef Creators chegou para aquecer o ambiente para a estreia da 12ª edição Amadores. Voltado ao público digital, o projeto teve patrocínio exclusivo da Latam Airlines, que adquiriu todas as cotas da edição.

Mariana Karrer, head de marketing da Latam Brasil, conta que a parceria “permitiu inserir a experiência do cliente Latam no contexto do programa, com um foco especial na gastronomia oferecida a bordo de nossos voos internacionais. Nos três episódios, pudemos mergulhar os participantes e o público na essência da Latam: desde a riqueza e o cuidado do nosso projeto “Sabor à Brasileira”, que leva um pouco da nossa culinária local para o ar, até a exploração das vantagens do nosso programa de fidelidade Latam Pass em um desafio dinâmico.”

A LATAM Airlines comrou todas as cotas de anunciantes do MasterChef Creators (Créditos: Divulgação)

Com boa recepção do público e do mercado, é esperado que novos formatos do programa continuem se revelando como IPs de sucesso. Na coletiva de imprensa, Marisa Mestiço, diretora geral do MasterChef Brasil destacou que o país é líder na criação de versões inéditas do reality, como o Creators, Profissionais e o Leilão MasterChef.

“Viramos até referência na Banijay”, conta Renato Martinez. “Vários territórios querendo falar conosco pra entender como que a gente fez, quais foram as adaptações que nós realizamos, porque eles queriam levar essa inovação pra lá. Nossos parceiros aqui, tanto a Band quanto a Warner, são muito disruptivos, porque eles topam fazer coisas diferentes”, afirma.

Publicidade

Compartilhe

Veja também