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Justiça dos EUA impede streaming esportivo da Fox com Warner e Disney

Justiça norte-americana considera união entre Fox, Warner Bros. Discovery e Disney de "quase monopólio" sob esportes ao vivo em streaming


19 de agosto de 2024 - 6h00

Por AdAge

Fox Corp., Warner Bros. Discovery e Walt Disney foram impedidas por um juiz de lançar seu serviço de streaming de esportes uma semana antes do lançamento, sofrendo um golpe de sua concorrente menor, FuboTV.

FuboTV argumenta que empresas usavam seu controle sobre direitos de grandes eventos esportivos para controle sobre o mercado (Crédito: GnrlyXYZ/AdobeStock)

Nesta sexta-feira, 16, a juíza distrital dos EUA Margaret Garnett emitiu uma liminar preliminar bloqueando o serviço de US$ 42,99 por mês, Venu Sports, enquanto o processo da Fubo contra as três empresas prossegue.

As três empresas “exercem um controle quase monopolista sobre a capacidade de um serviço de streaming ao vivo apenas de esportes existir e competir com elas”, escreveu Garnett em sua decisão.

A decisão em Manhattan é uma vitória para a Fubo, que argumenta que o novo empreendimento – programado para começar em 23 de agosto – impediria concorrentes de oferecer um “pacote básico” semelhante de canais esportivos e aumentaria os preços para os consumidores. A Fubo afirma que seu negócio seria destruído se os assinantes migrassem para o Venu.

A juíza se posicionou a favor da Fubo, afirmando que, uma vez que o serviço de streaming proposto seja lançado, ele “não terá razão para tomar medidas que poderiam permitir o surgimento de concorrentes diretos”.

As ações da Fubo subiram até 22% na sexta-feira, seu maior ganho intradiário em mais de um ano. No entanto, as ações têm estado em declínio constante desde janeiro, perdendo mais de 50% de seu valor.

Porta-vozes da Venu e da Fubo não responderam imediatamente a um pedido de comentário.

Perda de usuários

O novo serviço surge à medida que cada vez mais espectadores têm abandonado pacotes de TV a cabo e via satélite, que são cada vez mais caros, em favor de alternativas de menor preço.

A indústria de TV paga perdeu quase 30 milhões de usuários entre 2015 e 2023 e pode perder outros 6 milhões até o final do ano, de acordo com um relatório sobre o Venu da Bloomberg Intelligence. O líder da indústria, ESPN, controlado pela Disney, viu seu número de assinantes cair para 71 milhões no ano passado, de 100 milhões em 2010.

A Fubo processou a Fox, Warner e Disney em fevereiro, logo após elas anunciarem que estavam se unindo para lançar o Venu. A empresa argumentou que o trio estava usando seu controle sobre direitos valiosos de grandes eventos esportivos para afirmar o controle sobre o mercado. A Fubo alegou que estavam forçando os rivais a licenciar e distribuir um grande pacote de canais de entretenimento geral menos populares se quisessem transmitir redes como ESPN e Fox.

Garnett decidiu após mais de uma dúzia de testemunhas terem testemunhado em uma audiência de uma semana, incluindo o CEO da Fubo, David Gandler, que disse à juíza que espera que “os portões se abram” assim que o novo serviço começar a operar e que os assinantes abandonem a Fubo.

“Os consumidores pagarão o preço com custos mais altos, menos competição e menor escolha”, disse Joshua Hafenbrack, advogado da Fubo, durante a audiência.

Roubo de espectadores

As três empresas argumentaram que o que reduziria a concorrência seria bloquear o novo serviço, privando os espectadores de opções de menor custo para assistir aos jogos e limitando a inovação no mercado.

Fox, Warner e Disney argumentam que a joint venture não impede que as empresas individuais licenciem seus direitos esportivos para aqueles fora do Venu ou os ofereçam diretamente aos consumidores, e que a Fubo é uma “concorrente fraca” que “acrescenta pouco valor ao ecossistema de TV”.

Enquanto isso, o Departamento de Justiça dos EUA planeja examinar a nova plataforma por preocupações de que ela possa prejudicar os consumidores, concorrentes da mídia e ligas esportivas.

O processo da Fubo é uma das várias batalhas legais sendo travadas sobre os lucrativos direitos de eventos esportivos em meio a um cenário de indústria em transformação.

Recentemente, a Warner Bros. perdeu os direitos de mídia para os jogos da National Basketball Association e está processando a liga após um acordo de US$ 76 bilhões entre a NBA, Disney, Comcast e Amazon. E um juiz federal em Los Angeles recentemente anulou um veredicto de US$ 4,7 bilhões contra a NFL em uma disputa sobre o preço do Sunday Ticket.

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